O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro

Resumo

O artigo é de perspectiva documental e bibliográfica, apresentando pistas teóricas sobre o pensamento educacional queer de Guacira Lopes Louro, com fins de problematizar a educação sexual, a escola e a formação de professoras e professores. Entendemos que o dispositivo da pedagogia normalizadora, através de suas operações heteronormativas, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora, com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a educação sexual em uma perspectiva Pós-crítica de cidadania.

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Biografia do Autor

Alexsandra Gomes Barros, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão(PPGE/ UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade da Universidade Estadual do Maranhão (GP-ENCEX / UEMA). Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Santa Fé. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO – UEMA); Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED – UFRGS); Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGE – UNISINOS); Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão – Mestrado Profissional (PPGE – UEMA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI / UEMA / UNESP). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX / UEMA).

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Barros, A. G., & Sá-Silva, J. R. (2023). O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 428-448. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15870
Seção
Artigos de demanda contínua