Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina

Resumo

Este trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais.

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
Bortoluzzi, M. de O., & Cristina Mendanha Reis, B. (2023). Transição para o ensino superior: conhecimento das oportunidades de ensino superior dos alunos do ensino médio de escolas públicas de Nova Andradina. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 183-199. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.15905
Seção
Artigos de demanda contínua