Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado

Resumo

O estágio supervisionado requer integração de conteúdos e atividades entre supervisor e estagiário como base pedagógica. O objetivo principal foi analisar o processo de construção, execução e avaliação do planejamento escolar (plano de aula) e suas variáveis interferentes. Em uma escola estadual de Alagoinhas (Bahia, Brasil), o estágio supervisionado foi feito em 2 etapas no primeiro trimestre de 2017: i) a análise retrospectiva de 10 meses do estágio em Biologia, com observação e reflexão sobre práticas realizadas em sala de aula; e ii) a listagem de variáveis interferentes no processo de ensino-aprendizagem e narrativas autobiográficas sobre planejamento. Foram descritos os atributos que interferiram na elaboração do planejamento, como: elaboração e aplicação do plano de aula, contextualização, estratégias de ensino e recursos didáticos, tempo e avaliação. O planejamento pode sofrer modificações por fatores que fogem ao controle do professor. No início do estágio, a teoria foi uma grande aliada. Os planos de aulas seguiram uma estrutura padronizada e organizados para eficiência da docência, com caráter de não neutralidade e aspecto político implícito. Após as aulas teóricas na universidade, a visão de planejamento foi ampliada. A falta de recursos didáticos na escola e a extrapolação do tempo para realização das atividades foram as causas mais ocorrentes. Esta experiência permitiu, aos estagiários como futuros licenciados, o aprimoramento de sua didática e as relações interpessoais como capacitação para a sala de aula. A contextualização foi considerada um modelo de atividade eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Izabel. Ser professor Reflexivo. In: ALARCÃO, Izabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, p. 177–187, 1996.

ALENCAR, Yllah Oliveira; SILVA, Luiz Henrique da; LAVOURA, Tiago Nicola; DRIGO, Alexandre Janotta. As lutas no ambiente escolar: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015.

ALMOULOUDG, Saddo. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, v. 11, n. 2, p. 109-141, 2016.

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas, de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, Léopold et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. 2ª. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, p.23-32, 2001.

BELÁIR, Louise. A formação para a complexidade do ofício de professor. In: PAQUAY, Léopold et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. 2ª. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, p. 55–64, 2001.

BOLÍVAR, Antônio. Dimensiones epistemológicas y metológicas de La investigación (auto)biográfica. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; PASSEGGI, M. C. (Orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I/.-Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, p. 27–70, 2012.

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 12. Ed. Vozes, Petrópolis, 1991.

BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 120 p., 2000.

BRANDENBURG, Cristiane; PEREIRA, Arline Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2019.

CHARLIER, Évelyne. Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática. In: PAQUAY, Léopold et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. 2a. ed. Rev. Porto Alegre: Artmed, p. 85–102, 2001.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, M, H. M. B.; PASSEGGI, M, C. (Orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I/. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, p. 71–94, 2012.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 281-298, 2016.

FLORES, Maria Assunção. A formação de professores e a construção da identidade profissional. In: SIMÃO et al. (Orgs). Autoregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Tomo II/. –Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, p. 93-112, 2012.

FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, 2013.

ILZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; NETO, Luiz Sanches; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, SOUZA NETO, Samuel de. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index. php/reveduc/article/viewFile/978/339. Acesso em: 22 maio. 2018.

LALANDA, Maria Conceição; ABRANTES, Maria Manuela. O conceito de reflexão em J. Dewey. In: ALARCÃO, Izabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, p. 41-62, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5a. ed. São Paulo: Atlas, 2003, 310p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: Edição do Autor, 134 p., 2002.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22a. ed. São Paulo: Cortez, 169 p., 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MILANESI, Irton. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, 2012. Editora UFPR. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a15.pdf. Acesso em: 16 abr. 2018.

PAGEL, Ualas Raasch; CAMPOS, Luana Morati; BATITUCCI, Maria do Carmo Pimentel. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em ensino de ciências, v. 10, n. 2, p. 14-25, 2015.

PAQUAY, Léopold et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. 2.ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 232 p., 2002.

PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad. Pesqui, n. 114, p. 179-195, 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742001000300008. Acesso em: 04 maio. 2018.

SANTOS, Eliane Aparecida dos; FREIRE, Leila Inês Follmann. Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. Actio, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 263-281, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/download/6767/4365. Acesso em: 10 maio. 2018.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 99, p. 205-221, 2018.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana. Engel.; SILVEIRA, Denise. Tolfo. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da Sead/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

THOMAZI, Áurea Regina Guimarães; ASINELLI, Thania Mara Teixeira. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educar em Revista, v. 25, n. 35, p. 181-195, 2009. Disponível em:https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13614. Acesso em: 04 maio. 2018.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico: elementos metodológicos para elaboração e realização. 10ª. ed. São Paulo, Libertad, 2002.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio-ago/2008.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
de Santana Luz, L., Dantas, J. A. da S., Orge, M. D. R., Sandes, F. S., & Oliveira, J. F. (2023). Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 59-74. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15921
Seção
Artigos de demanda contínua