As pesquisas sobre tradutores e intérpretes de Libras: O perfil dos autores e os temas recorrentes

Resumo

O presente estudo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica centrada no papel do Tradutor e Intérprete de Libras no processo de atendimento aos surdos, no âmbito da Educação Básica. A revisão foi direcionada para as teses e dissertações produzidas no Brasil no período entre 2017 e 2021. O levantamento bibliográfico foi baseado nos descritores “Intérprete de Libras” e “Educação Básica” e buscou identificar o perfil dos autores, os temas de maior recorrência e a procedência [geográfica e institucional] das pesquisas. Os resultados demonstraram que as regiões Sudeste e Nordeste tiveram o maior número de publicações e o destaque ficou com o estado de São Paulo. O perfil dos autores apontou que a maioria se identifica com o gênero feminino, possuem graduação em Letras ou Pedagogia e atuam profissionalmente como professores. Os temas mais recorrentes foram as recentes mudanças política da Educação de Surdos, as discussões quanto ao Atendimento Especializado para surdos e as relações entre os diferentes sujeitos envolvidos na Educação de Surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Júlia Caroline de Araújo. Uma heterotopia pedagógica: práticas bilíngues com alunos surdos em salas multisseriadas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. 2017.

AMARO, Rita de Cássia Araújo. O programa Libras nas escolas: (auto)biografia, escrita de si do outro em espaço formativo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. 2018.

ASSUNÇÃO-LUIZ, Alan Vinicius et al. Impacto da Covid-19 em alunos de pós-graduação. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 538-554, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Alan-Assuncao-Luiz/publication/359091167_Impact_of_Covid-19_on_postgraduate_students/links/6227703e3c53d31ba4b15c5d/Impact-of-Covid-19-on-postgraduate-students.pdf. Acesso em: 04 maio. 2022.

BARBOSA, Daniella de Souza; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Educação inclusiva: aspectos históricos, políticos e ideológicos da sua constituição no cenário internacional. Actualidades Investigativas en Educación, v. 18, n. 2, p. 598-618, 2018. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v18n2/1409-4703-aie-18-02-598.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

BARCA, Ana Paula de Araújo. Subjetivação e escolarização de um aluno surdo usuário de implante coclear: um estudo de caso fundamentado na perspectiva histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Pará. 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 21 dez. 1999. p. 10. Disponível em:<https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=3298&ano=1999&ato=a55k3Zq5keNpWTe7a>. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2015. p. 28. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. p. 23. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=10436&ano=2002&ato=5c3g3ZE5ENNpWTcd1. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Diário Oficial da União, Brasília, 2 set. 2010. p. 1. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=12319&ano=2010&ato=54cETVq1keVpWT416. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. p. 2. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=13146&ano=2015&ato=c4aUTW65UNVpWT495. Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 4 ago. 2021. p. 1. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=14191&ano=2021&ato=5edcXVq5UMZpWTb90. Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996. p. 2783. Disponível em:https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=9394&ano=1996&ato=3f5o3Y61UMJpWT25a. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRINGEL, Márcia Pereira Sousa. Experiência de professoras do Ensino Fundamental regular com alunos surdos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte. 2021.

CALIXTO, Hector Renan da Silveira; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral; Tânia Suely Azevedo. Tensões entre políticas públicas educacionais e in (ex)clusão escolar de alunos surdos: ecos de um silenciamento? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2429-2445, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14450/9980. Acesso em: 20 abr. 2022.

CERVONI, Luiz Ricardo. O perfil do professor interlocutor de Libras/língua Portuguesa em Escolas Estaduais de uma cidade do interior paulista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2018.

CUNHA JUNIOR, Elias Paulino da. O embate em torno das políticas educacionais para surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

FRANÇA, Thaisa Cristina. Os desafios encontrados pelo Tradutor e intérprete educacional de língua de sinais na escola. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2020.

FRANÇA, Virginia Gaiba. Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em pedagogia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2020.

FOGAÇA, Isabel Cristina Almeida. Educação especial na rede pública do estado de São Paulo: o processo de inserção do ensino de libras. 2020. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, São Paulo. 2020.

GOMES, Janaína Dantas Germano et al. Impactos da pandemia nas pesquisas de pós graduandos. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco (FDUSP), São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/arquivos/2020/9/9298C9FED82C32_ImpactosPandemiaPOSFDUSP-A4.pdf. Acesso em: 02 maio. 2022.

GOMES, Meire Luce. Estudantes surdos no Ensino Médio – referências da inclusão na rede pública estadual de Goiás. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás. 2020.

GUIMARÃES, Isac Pimentel et al. Avaliação da Pós-Graduação em educação do Brasil: como superar a imprecisão que reina entre nós? Quaestio-Revista de Estudos em Educação, v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/2233/1926. Acesso em: 04 maio. 2022.

LOPES, Maura Corcini. Surdez e Educação. 2ª ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MACHADO, Jéssica Lais Novais. Tenho um aluno surdo: aprendi o que fazer!. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. Distrito Federal, 2017.

MARQUES, Rogério da Silva. O profissional tradutor e intérprete de Libras educacional: desafios da política de formação profissional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. 2017.

MOREIRA, Soliane. Ensino de Matemática para Surdos – uma abordagem bilíngue. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná. 2018.

NEVES, Viviane Galvão Botelho.Tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Taubaté, São Paulo. 2019.

OLIVEIRA, Rosa Gonçalves de. A prática do professor interlocutor de Libras no Ensino Fundamental e Médio da rede estadual Paulista sob o olhar de estudos científicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo. 2019.

OLIVEIRA, Ana Lúcia Cavalca Fernandes Franco de. Professor/interlocutor de Libras: experiências no ensino de alunos surdos na área de ciência da natureza. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Taubaté, São Paulo. 2020.

OLIVEIRA, Bruna Corrêa de. Ensino de História e estudantes surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina. 2018.

PEREIRA, Adriana Soares; et al. Metodologia da pesquisa científica. 1 ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. Disponível em: https://repositorio.uf-sm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 abr. 2022.

QUEVEDO-SILVA, Filipe; et al. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307443521_Estudo_Bibliometrico_Orientacoes_sobre_sua_Aplicacao. Acesso em: 29 abr. 2022.

RAMOS, Denise Marina; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Balanço das dissertações e teses sobre o tema educação de surdos (2010-2014). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 117-132, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/PKKmTSPWS8g9rHpVpd9jThB/abstract/?lang=pt Acesso em: 27 abr. 2022.

RIBEIRO, Viviane Lameu. Educação bilíngue para Surdos: entre contextos, concepções e práticas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo. 2020.

RODRIGUES, Murilo Raposo. Um breve histórico da Educação Inclusiva: Características do atendimento educacional especializado. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 13, pp. 164-174. Outubro de 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/caracteristicas-do-atendimento. Acesso em: 10 abr. 2022.

RODRIGUES, Flávia Amorim. Contribuições do pensamento de Paulo Freire para alfabetização bilíngue em Libras/ Português de crianças surdas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, São Paulo. 2021.

ROSA, Cristiane de Morais. A atuação do intérprete educacional de Libras no projeto de uma escola municipal bilíngue no interior paulista. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Taubaté, São Paulo. 2017.

RÜCKERT, Fabiano Quadros; LIMA, Carlos Roberto Oliveira de. Como os surdos devem ser educados? Os saberes educacionais em debate. In: GEVEHER, Daniel Luciano. (Org.). Temas da Diversidade: experiências e práticas de pesquisa. Teresina: Editora Científica, 2021, p. 191-207.

SANTOS, Rayssa Feitoza Felix dos. Relação entre o professor de Matemática e o intérprete de Libras: diferenças e repetições no processo de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2020.

SANTOS, Cleibianne Rodrigues dos. Política para uma Educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de Quirinópolis (GO). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2019.

SANTOS, Fábio Alexandre. Expressões químicas sinalizadas nas mãos de intérprete de Libras. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba. 2017

SILVA, Andressa Henning; et al. Análise de conteúdo: fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais, 2017. v. 11, n. 1, p. 168-184, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322012000_ANALISE_DE_CONTEUDO_FAZEMOS_O_QUE_DIZEMOS_UM_LEVANTAMENTO_DE_ESTUDOS_QUE_DIZEM_ADOTAR_A_TECNICA. Acesso em: 25 abr. 2022.

SILVA JÚNIOR, Antônio Lisboa Santos. Construção identitária de uma professora de inglês na sua interação com alunas surdas: da formação à atuação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Roraima, Roraima. 2019.

SILVA, Rubia Carla Donda da; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. O (s) lócus da oferta da educação bilíngue para surdos segundo os planos estaduais e distrital de educação. Educação Unisinos, v. 24, p. 1-17, 2020. Disponível em:http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2020.241.26/60747911. Acesso em: 20 abr. 2022.

SILVA, Iranir Pontes. Formação e Prática de um professor de Matemática no contexto da Educação de Surdos: um estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba. 2020.

SILVA, Daniela Maria da. Práticas educativas inclusiva com os surdos: o uso de sinalário para compreensão do vocabulário relativo à geometria. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo. 2020.

SILVA, Itaciara de Oliveira do Carmo da. Contribuição interdisciplinar na educação de surdos na EJA: possibilidades e desafios no município de São Francisco do Conde. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado da Bahia, Bahia. 2021.

SILVA, Lais Salustiano da. O aluno surdo no IFPB/CG: uma análise a partir da política de inclusão. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. 2019.

SOARES, Naiara Greice. Intérprete educacional de Libras – afirmações e conflitos da profissão. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira do Sul, Rio Grande do Sul. 2018.

VALSECHI, Geisielen Santana. Currículo de Libras em análise: possibilidades de implementação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina. 2020.

VASCONCELOS, Jaderson Pires dos Santos. Quem é o tradutor e intérprete de Libras e Português? Produção de livros sobre esse profissional em contexto escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2020.

VIEIRA, Maria Izalete Inácio. A atuação do intérprete educacional de Libras nas escolas de Ensino Fundamental de Limoeiro do Norte-CE. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Ceará. 2017.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Rückert, F. Q., & Jucilene Azevedo Fonteles. (2023). As pesquisas sobre tradutores e intérpretes de Libras: O perfil dos autores e os temas recorrentes. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 220-242. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15945
Seção
Artigos de demanda contínua