Autismo, ODS e educação de qualidade numa perspectiva transdisciplinar

Resumo

Em 2015, os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), assinaram um pacto global composto por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, para enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Um destes objetivos, o de número 4, é ‘Educação de Qualidade’. Neste artigo, pretende-se, refletir sobre quais são os enfrentamentos deste ODS específico, na abordagem da complexidade, conceituar a educação inclusiva e a equidade, observar as conjunturas (políticas, sociais e outras) nas quais ocorrem as promoções de oportunidade de aprendizagem, proporcionar reflexão acerca da educação de qualidade proposta pelo ODS na perspectiva da transdisciplinaridade e propor práticas concretas voltadas para as pessoas com diagnóstico de TEA.

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Biografia do Autor

Alan Martins de Oliveira, UFERSA

Doutor em Agronomia: Fitotecnia (2005/2008 - Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA); Mestre em Agronomia: Fitotecnia (1997/1999 - Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM / UFERSA) e Graduado em Agronomia (1990/1995 - ESAM / UFERSA). Professor Associado II com Dedicação Exclusiva na UFERSA / Centro de Engenharias / Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais. Professor Permanente do Programa do Pós-graduação stricto sensu em Cognição, Tecnologia e Instituições - PPGCTI/UFERSA. Avaliador de cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq): "Saberes socioambientais e Culturais Interdisciplinares - SACI" (Líder), "Estudos Agroecológicos para o semiárido do Rio Grande do Norte", "Engenharia e Ciência Ambiental" e "Grupo de Estudos em Ciências Ambientais do Semiárido".

Catarina Vitorino, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Mestranda do Programa de  Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA. Advogada. Conselheira Tutelar da OAB

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
Oliveira, A. M. de, Vitorino, C., & Pellanda, N. M. C. (2023). Autismo, ODS e educação de qualidade numa perspectiva transdisciplinar. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 307-320. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.15979
Seção
Artigos de demanda contínua