QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO PARA AS PRÁTICAS DE PROFESSORES NOVATOS?

  • Marcelina Ferreira Vicente Mestrado em Educação da UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia/Presidente Prudente
  • Mônica Vasconcellos Universidade Federal Fluminense/UFF – Faculdade de Educação/SSE.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar dados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar contribuições de um grupo colaborativo para a formação e a prática de uma professora iniciante que cursa Pedagogia. A pesquisa foi desenvolvida com enfoque qualitativo, tendo como sujeito uma aluna do 8o semestre do referido curso vinculado a uma universidade pública federal. A aluna selecionada, também, trabalhava como professora nos anos iniciais do ensino fundamental e durante o período em que cursou Pedagogia (quatro anos) foi membro atuante de nosso grupo de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, composto por 3 blocos de questões. Os resultados encontrados foram analisados com base no referencial teórico que aborda a temática envolvida e indicam contribuições para a construção da identidade profissional da aluna/professora mediante a troca, a reflexão e a reformulação coletiva de experiências e situações de ensino. Isso gerou a revisão de suas práticas, a aquisição de maior segurança e um olhar crítico sobre o trabalho que realizava. Os dados revelam, ainda, a importância do grupo para a professora investigada e o quanto seu envolvimento nas ações e nos estudos implementados durante todo o processo favoreceu a ressignificação dos seus conhecimentos e das suas práticas.

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Publicado
2014-06-12
Como Citar
Vicente, M. F., & Vasconcellos, M. (2014). QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO PARA AS PRÁTICAS DE PROFESSORES NOVATOS?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 1(1), 43-54. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16
Seção
Artigos de demanda contínua