QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO PARA AS PRÁTICAS DE PROFESSORES NOVATOS?

Marcelina Ferreira Vicente, Mônica Vasconcellos

Resumo


Este trabalho tem por finalidade apresentar dados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar contribuições de um grupo colaborativo para a formação e a prática de uma professora iniciante que cursa Pedagogia. A pesquisa foi desenvolvida com enfoque qualitativo, tendo como sujeito uma aluna do 8o semestre do referido curso vinculado a uma universidade pública federal. A aluna selecionada, também, trabalhava como professora nos anos iniciais do ensino fundamental e durante o período em que cursou Pedagogia (quatro anos) foi membro atuante de nosso grupo de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, composto por 3 blocos de questões. Os resultados encontrados foram analisados com base no referencial teórico que aborda a temática envolvida e indicam contribuições para a construção da identidade profissional da aluna/professora mediante a troca, a reflexão e a reformulação coletiva de experiências e situações de ensino. Isso gerou a revisão de suas práticas, a aquisição de maior segurança e um olhar crítico sobre o trabalho que realizava. Os dados revelam, ainda, a importância do grupo para a professora investigada e o quanto seu envolvimento nas ações e nos estudos implementados durante todo o processo favoreceu a ressignificação dos seus conhecimentos e das suas práticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 ISSN: 2358-1840

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported .