Jogo como recurso de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que compromete habilidades de comunicação, interação social, emoções, motricidade e sensações, que interferem majoritariamente no desenvolvimento sociocomunicativo. De modo a amenizar disfunções negativas provenientes desses déficits, é imprescindível a intervenção precoce. Os jogos com sua proposta lúdica e motivadora por meio da interação e de suas atividades estruturadas podem estimular a mudança de comportamento e favorecer a aprendizagem com foco no desenvolvimento da criança. Assim, este artigo visa propor boas práticas acerca do jogo para o desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA. A pesquisa é interpretativista, acompanhada da visão autopoiética de Maturana e Varela, com uma abordagem qualitativa. Optou-se pelo estudo de caso porque permite coletar dados do ambiente que capturam o significado do contexto em que ocorre a questão da pesquisa.  O questionário foi o instrumento utilizado para realizar a coleta de dados junto aos vinte e seis professores de Escolas das Redes Municipais de Ensino e aos quatorze profissionais especializados em TEA. Os resultados sugerem um conjunto de recomendações: Utilizar jogos que desenvolvam a linguagem; Escolher jogos que respeitem as etapas do desenvolvimento infantil; Incluir interesses da criança; Consultar o documento de avaliação do desenvolvimento da criança e, Perceber a interação e a comunicação da criança.

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Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina/ Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPEGC/UFSC. Mestre em Administração Universitária pelo PPGAU/UFSC. Apresento especialização em Arte, Cultura e Sociedade no Brasil: da Colônia à República. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuo no cargo de Bibliotecário - Documentalista há 15 anos. Há 9 anos exerço minhas atividades profissionais na Biblioteca do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Áreas de interesse: Administração Universitária, Educação inclusiva, Tecnologia Educacional, Tecnologia da Informação e Comuniação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, E-learning, Mídias na Educação. Jogos digitais.

Luciane Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Em 2o Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canada. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Co-lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e participa do Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e do Grupo SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde , da Universidade Federal do Maranhão.. É membro do International Reference Group (IRG) sobre o uso de digital storytelling no tratamento de pacientes em cuidados Paliativos da SFU.Tem experiência na área de Design para Experiência com ênfase em Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.

Aires Rover, Universidade Federal de Santa Catarina/Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Graduação (1987), mestrado (1992) e doutorado em Direito (1999). Atualmente é prof. associado da UFSC nos cursos de direito e engenharia e gestao do conhecimento. Atua nos seguintes temas: gestao do conhecimento, governo eletrônico, informatica juridica, sistemas especialistas, internet, tecnologia e direito.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Ribeiro, F. B., Maria Fadel, L., & Rover, A. J. (2023). Jogo como recurso de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 264-288. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.16056
Seção
Artigos de fluxo contínuo