“Pulando amarelinha”: Um jogo para fomentar a determinação de um espaço amostral não equiprovável em um experimento aleatório
Resumo
Este trabalho objetiva tornar conhecida uma investigação acerca do ensino e aprendizagem de conceitos básicos de probabilidade por meio de um jogo de tabuleiro nomeado “Pulando Amarelinha”, parte integrante de uma sequência didática destinada a estudantes dos anos iniciais Ensino Fundamental. Tal jogo está em consonância com indicações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (BRASIL, 2018). Visa fomentar a compreensão, apropriação, exercício e desenvolvimento do raciocínio probabilístico, enquanto o estudante quantifica as chances de ocorrência de eventos simples resultantes de possibilidades de apostas na soma dos números mostrados nas faces voltadas para cima de dois dados cúbicos distintos, que são lançados ao chão durante o desenrolar do jogo, a cada rodada. Ao final de duas partidas em disputa se espera possibilitar que o estudante construa uma tabela dupla entrada e um gráfico de colunas com o propósito de enumerar todos os eventos simples, formando assim o correspondente espaço amostral, e em seguida quantificar as chances de cada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que culminou com a necessidade de criação do jogo e o desenvolvimento de atividades segundo uma metodologia do tipo Design Experiment, com as quais objetiva-se dimensionar a importância da sua proposição de modo a contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da temática.
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