“Pulando amarelinha”: Um jogo para fomentar a determinação de um espaço amostral não equiprovável em um experimento aleatório

Resumo

Este trabalho objetiva tornar conhecida uma investigação acerca do ensino e aprendizagem de conceitos básicos de probabilidade por meio de um jogo de tabuleiro nomeado “Pulando Amarelinha”, parte integrante de uma sequência didática destinada a estudantes dos anos iniciais Ensino Fundamental. Tal jogo está em consonância com indicações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (BRASIL, 2018). Visa fomentar a compreensão, apropriação, exercício e desenvolvimento do raciocínio probabilístico, enquanto o estudante quantifica as chances de ocorrência de eventos simples resultantes de possibilidades de apostas na soma dos números mostrados nas faces voltadas para cima de dois dados cúbicos distintos, que são lançados ao chão durante o desenrolar do jogo, a cada rodada. Ao final de duas partidas em disputa se espera possibilitar que o estudante construa uma tabela dupla entrada e um gráfico de colunas com o propósito de enumerar todos os eventos simples, formando assim o correspondente espaço amostral, e em seguida quantificar as chances de cada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que culminou com a necessidade de criação do jogo e o desenvolvimento de atividades segundo uma metodologia do tipo Design Experiment, com as quais objetiva-se dimensionar a importância da sua proposição de modo a contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense, Departamento de Análise.

Doutor em Educação Matemática. Mestre em Álgebra Abstrata. Áreas de pesquisa: Formação de Porfessores. Ensino e Aprendizagem de Combinatória, Probabilidade e Estatística. Professor Associado do GAN - Departamento de Análise, IME - Instituto de Matemática e Estatística, UFF - Universidade Federal Fluminense.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 1º e 2º ciclos. Volume 3. Brasília, DF, 1997. 142 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp- content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

COBB, Paul; CONFREY, Jere; DISESSA, Andrea; LEHRER, Richard; SCHAUBLE, Leona. Design Experiments in Educational Research. American Educational Research Association, 2003, v. 32(1), p. 9-13.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 143 p. 2013.

GAL, Ivo. Towards “probability literacy” for all citizens: Building blocks and instructional dilemmas. In: Exploring probability in school. Springer, Boston, MA, pp.39-63, 2005.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224p. Tese (Doutorado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

LOPES, José Marcos; REZENDE, Josiane de Carvalho. Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade. Bolema, Rio Claro (SP), v.23, n. 36, pp.657-682, 2010.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2010.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218.

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães; PASSOS, Cláudio Cesar Manso. Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké – FE/Unicamp, v.21, n.39, p.155-168, 2013.

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Curiosidades, Passatempos, Desafios e Jogos Combinatórios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”: uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio combinatório. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v.16, n.1, p.1-21, 2021b.

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.24, n.1, p.486-522, 2022.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Teixeira, P. J. M. (2023). “Pulando amarelinha”: Um jogo para fomentar a determinação de um espaço amostral não equiprovável em um experimento aleatório. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 289-312. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.16159
Seção
Artigos de demanda contínua