Análise de discurso e Michel Foucault: caminhos para a pesquisa em educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as características e contribuições da Análise de Discurso de linha francesa para a pesquisa em educação. Nossos pressupostos estão pautados na compreensão de que os discursos são organizadores sociais e que, por isso, carecem de estudos e debates, sobretudo nos espaços escolares. O texto apresenta a teoria da Análise de Discurso de linha francesa, aborda as contribuições de Michel Foucault para uma teoria do discurso e encerra expondo duas pesquisas realizadas a partir desse referencial. Os resultados apontam para a relevância da temática e sua contribuição para o entendimento de questões que o ambiente escolar nos coloca enquanto professores, pesquisadores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Moessa Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP, Campus Presidente Prudente-SP.

Mestre em Letras (2014), área de concentração em Linguística e Transculturalidade, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Licenciado em Letras (2008).

Atua na área de Educação, Letras, Discurso e Interculturalidade.

Telma Romilda Duarte Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em educação pela Univerisidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). 

Marco Antonio Costa da Silva

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

Wagner de Souza da Fonseca, Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Graduando em Enfermagem no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Referências

ALVES, Thiago Moessa. Indígenas na Literatura Infantil e Juvenil brasileira: cenografia, ethos discursivo e ideologia. 2021. 141 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Presidente Prudente-SP. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/214349/alves_tm_dr_prud.pdf?sequence=7&isAllowed=y. Acesso em: 21 jun. 2022.

BOUFLEUR, Emne Mourad. Diversidade cultural e interculturalidade: desafios de escolas públicas na fronteira Brasil Paraguai. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados –UFGD. Dourados –MS. Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/EMNE%20MOURAD%20BOUFLEUR.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. LDB - Lei 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei 10.639/2003.

BRASIL. Lei 11.645/2008.

BRASIL. Lei 13.146/2015.

DENZIN, Norman Kent.; LINCOLN, Yvonna Sessions. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DIAS, Patrícia. Educação intercultural e colonialidade: uma análise do currículo da Aldeia-Escola Zarup Wej da terra indígena Zoró. 2017. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Mato Grosso –UFMT. Cuiabá –MT. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/fd1baa90fa3d834d9bc9d1effc21a76b.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

FAÉ, Rogério. A genealogia em Foucault. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 409-416, set./dez. 2004.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O quadro atual da Análise de Discurso no Brasil. Letras, [S. l.], n. 27, p. 39–46, 2003. DOI: 10.5902/2176148511896. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11896. Acesso em: 21 jun. 2022.

FIGUEIREDO, Nilce. Da importância dos artigos de revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 131-135, jan./dez. 1990.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault. In. OLIVEIRA, Luciano Amaral (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22ª. Ed. São Paulo: Loyola, 2012.

MUSSALIM, Fernanda. Análise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras, v. 2. São Paulo-SP: Cortez, 2001.

NAVIRAÍ-MS. Lei Ordinária 1.935/2015.

OLIVEIRA, Claudeney Licínio. O currículo na perspectiva decolonial: um estudo de caso em uma escola de Uruará, Pará, Brasil.2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau –FURB. Blumenau –SC. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/DS/2018/364507_1_1.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

ORLANDI, Eni. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Estudos da Lingua(gem). Vitória da Conquista, n. 1, p. 9-13, jun. 2005.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (1969). Trad. Eni Orlandi. in. GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3ª. Ed. Campinas-SP: Ed. da Unicamp,1997.

PIOVEZANI, Carlos; SARGENTINI, Vanice. Legados de Michel Pêcheux e paradoxos da Análise de Discurso no Brasil. In: PIOVEZANI, Carlos; SARGENTINI, Vanice. (Orgs). Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise de Discurso. São Paulo-SP: Contexto, 2011.

PIRES, Giuliano Vilela. LGBTQ falam sobre a escola: discursos, dispositivos e (re)(ex)istências foucaultianas. 2021. 100 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Jataí – UFJ. Jataí-GO. Disponível em: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/bitstream/tede/44/3/Dissertação%20-%20Giuliano%20Vilela%20Pires%20-%202021.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.

RADECK, Ereni. Interculturalidade: um desafio para a educação indígena. 2011. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau – FURB. Blumenau – SC. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/DS/2011/347661_1_1.pdf. Acesso em: 21 jul. 2019.

SANTOS, Sonia Sueli Berti. Pêcheux. In: OLIVEIRA, Luciano Amaral. (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Paráboa, 2013.

SILVA, José Alessandro Cândido da. Políticas públicas de educação escolar indígena e a formação de professores indígenas no Acre. 2015. 183 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba-PR. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/41772. Acesso em: 26 jun. 2022.

Publicado
2022-11-11
Como Citar
Moessa Alves, T., Romilda Duarte Vaz, T., Antonio Costa da Silva, M., & de Souza da Fonseca, W. (2022). Análise de discurso e Michel Foucault: caminhos para a pesquisa em educação. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 151-164. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16177

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)