Um estudo da arte sobre trajetória escolar e a prática pedagógica
Resumo
O presente artigo propõe contribuições para a importância de considerar a relação da trajetória escolar com a prática docente, baseada na perspectiva teórica da Relação com o Saber. Consideramos que os estudos de trajetórias nos permitem considerar os elementos sociais que compõem os sujeitos e que influenciam no seu desempenho na escola. O nosso objetivo geral, portanto, é compreender os estudos sobre a trajetória escolar e as suas contribuições para a prática docente. Para isso, realizamos um estudo da arte com as pesquisas na área “trajetória escolar”, a fim de caracterizar e identificar as suas contribuições para a prática docente. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos resumos de artigos publicados em periódicos científicos, os quais foram quantificados e identificados para realizar o mapeamento da área de estudo. Como resultados, verificamos que poucos estudos dessa área temática fazem uma relação direta com as práticas pedagógicas. Os artigos que nos ajudaram a ter essa compreensão se referem aos desdobramentos de uma relação de mão-dupla: a trajetória produz efeitos na escola ao mesmo tempo que essa instituição impacta os percursos dos estudantes. Consideramos que os estudos de trajetórias escolares indicam como o contexto social influencia o processo de aprendizagem, pois os alunos são sujeitos que estão tendo relações com o saber o tempo todo, com as outras pessoas ao seu redor e com o mundo. Assim, o professor deve sempre lembrar que seus alunos são sujeitos que têm histórias e que a abordagem de ensino terá maior significado se considerar os percursos que os discentes estão trilhando.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Mariangela Lima de; MELO, Douglas Christian Ferrari de; FRANÇA, Marileide Gonçalves. Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos. Educação e Pesquisa, vol. 45, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SRdF9dyLhBFP3bmsWdWgDbc/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 jan. 2022.
BORBA, Patrícia Leme de Oliveira; LOPES, Roseli Esquerdo; MALFITANO, Ana Paula Serrata. Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei: subsídios para repensar políticas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.23, n. 89, p. 937-963, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/P3KFBDTCB4CfyCv4bQ6TqMn/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 jan. 2022.
CARVALHO, Marília Pinto de; SENKEVICS, Adriano Souza; LOGES, Tatiana Avila. O sucesso escolar de meninas de camadas populares: qual o papel da socialização familiar? Educação e Pesquisa, vol. 40, n. 3, p. 717 - 734, set. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:10 jan. 2022.
CARVALHO, Rosana Areal; RODRIGUES, Fernanda Aparecida Oliveira; EVANGELISTA, Raquel Jesus. A disciplina Educação Moral e Cívica no Grupo Escolar Dom Benevides em Mariana/MG (1969-1975). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 101, n. 258, p. 458 - 480, ago. 2020. Dispopnível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/kbVrzqSSYLRrQgXXZbxsRGb/?lang=pt Acesso em: 10 jan. 2022.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, vol. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/227/126 Acesso em: 10 out. 2021.
CRUZ, Mariléia dos Santos. A produção da invisibilidade intelectual do professor negro Nascimento Moraes na história literária maranhense, no início do século XX. Revista Brasileira de História, vol. 36, n. 73, p. 209 - 230, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/Q9mT4xs6pNRWWdGvRcHsP6G/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 jan. 2022.
CUNHA, Maria Amália Almeida; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. “A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública ‘comum’? Educar em Revista, v. 34, n. 67, p. 199-214, jan./fev. 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000100199&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 10 jan. 2022.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, ano XXIII, no 79, p. 257-272, agosto/2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 jan.2022.
FREITAS, Alan Ferreira; FERREIRA, Marco Aurélio Marques; FREITAS, Alair Ferreira de. Trajetória das organizações de agricultores familiares e a implementação de políticas públicas: um estudo de dois casos. Revista de Economia e Sociologia Rural, Vol. 57, n. 1, p. 9 - 28, jan/2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/Spj6nth4LksK4LmpVsMBHXs/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; CURY, Carlos Roberto Jamil. Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol. 21, n. 62, p. 497 - 507, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YpJBw9wZgwpLLFVS3Y6qZkd/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
OLIVEIRA, Katya Luciane de. Homenagem à Acácia Aparecida Angeli dos Santos - Universidade São Francisco. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 38, p. 167 - 174, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/gbwFq8Z9Vzdd8xmyWRMPZwG/?lang=pt Acesso em: 12 jan.2022.
SILVA, Cynthia Nalila Souza; FRANZONI, Soraya Conde. Memórias e atualidades da educação infantil no assentamento de Vila Nova, Santa Rosa do Sul, Santa Catarina. Cadernos Cedes, vol. 37, n. 103, p. 347-360, set.-dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/dFw4fQdHLsx5wt8mftcBFjQ/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
SILVA, Jaqueline Luzia da; BONAMINO, Alicia Maria Catalano de; RIBEIRO, Vera Masagão. Escolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação em Revista, vol. 28, n. 2, p. 367 - 392, jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/XS3ZmDtDk6cDsCJ6jbjpTJg/abstract/?lang=pt#:~:text=Foram%20analisadas%20tr%C3%AAs%20escolas%20da,a%20pesquisa%20em%20efic%C3%A1cia%20escolar Acesso em: 12 jan.2022.
SILVA, Marluce Pereira da; MOURA, Carmen Brunelli de; LOPES, Francisca Maria de Souza Ramos. Das batalhas Identitárias às Práticas de Liberdades Históricas de Vida de uma Professora Negra. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 12, n. 2, p. 545-571, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/FB6GMQpTjd6hFtmQVv97WTh/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
SILVA, Nelson do Valle; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Desempenho individual e organização escolar na realização educacional. Sociologia e Antropologia, vol. 2 (4), p. 159–184, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/rvZFDnyzCvSgF49fs48dnWw/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
SOARES, Tufi Machado, et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação e Pesquisa, vol. 41, n. 3, p. 757 - 772, set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XhMWFmKSzSrKCsDPhbsYs5P/?lang=pt Acesso em: 12 jan. 2022.
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.