Um estudo da arte sobre trajetória escolar e a prática pedagógica

Resumo

O presente artigo propõe contribuições para a importância de considerar  a relação da trajetória escolar com a prática docente, baseada na perspectiva teórica da Relação com o Saber. Consideramos que os estudos de trajetórias nos permitem considerar os elementos sociais que compõem os sujeitos e que influenciam no seu desempenho na escola. O nosso objetivo geral, portanto, é compreender os estudos sobre a trajetória escolar e as suas contribuições para a prática docente. Para isso, realizamos um estudo da arte com as pesquisas na área “trajetória escolar”, a fim de caracterizar e identificar as suas contribuições para a prática docente. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos resumos de artigos publicados em periódicos científicos, os quais foram quantificados e identificados para realizar o mapeamento da área de estudo. Como resultados, verificamos que poucos estudos dessa área temática fazem uma relação direta com as práticas pedagógicas. Os artigos que nos ajudaram a ter essa compreensão se referem aos desdobramentos de uma relação de mão-dupla: a trajetória produz efeitos na escola ao mesmo tempo que essa instituição impacta os percursos dos estudantes. Consideramos que os estudos de trajetórias escolares indicam como o contexto social influencia o processo de aprendizagem, pois os alunos são sujeitos que estão tendo relações com o saber o tempo todo, com as outras pessoas ao seu redor e com o mundo. Assim, o professor deve sempre lembrar que seus alunos são sujeitos que têm histórias e que a abordagem de ensino terá maior significado se considerar os percursos que os discentes estão trilhando. 

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Biografia do Autor

Leni da Silva Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Especializada em teoria "Relação com o Saber" pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Pedagogia pela UFSCar

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Membro do grupo de estudos e pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação da UFSCar.    

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
da Silva Ribeiro, L., & Mattos, H. C. X. da S. (2023). Um estudo da arte sobre trajetória escolar e a prática pedagógica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 341-360. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.16289
Seção
Artigos de demanda contínua