Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
Resumo
A constituição do sujeito em sociedade perpassa o seio familiar e o microssistema escolar. Para alunos imigrantes há uma maior demanda em lidar com os valores culturais e sociais de sua estirpe e do país onde estão inseridos. As microagressões são violências sutis e implícitas, envolvidas na interação entre grupos com desequilíbrios de poder, como é o caso entre nativos, imigrantes e seus filhos. O presente ensaio versa sobre o contexto escolar de crianças imigrantes e/ou descendentes de imigrantes no tocante a microagressões a partir da análise de inferências disponíveis literatura científica. Foi possível discorrer sobre as implicações que as microagressões podem causar nas crianças imigrantes e descendentes destes, perpassando implicações no desenvolvimento social e acadêmico. Conclui-se que há a necessidade de atenção voltada para as microagressões contra esse grupo no contexto escolar, levando em consideração a sutileza dessa violência e a heterogeneidade da população imigrante.
Downloads
Referências
BRONFENBRENNER, Urie. Who cares for Children?. Paris: UNESCO, 1989.
BUENO, Alexandre Marcelo. Norma linguística, preconceito e imigração no Brasil. Revista Linguagem & Ensino, v. 21, n. 1, p. 427-447, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15160 Acesso em: 16 jul. 2022.
CARMONA, Margarida; BARREIROS, João; RODRIGUES, Ricardo Borges; GUERRA, Rita. Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar. Anais Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa: ISPA – Instituto Universitário, 2015.
DE LA CROIX, Anne; VEEN, Mario. The reflective zombie: problematizing the conceptual framework of reflection in medical education. Perspectives on Medical Education, v. 7, n. 6, p. 394-400, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40037-018-0479-9 Acesso em: 16 jul. 2022.
GOODWIN, A. Lin. Teacher preparation and the education of immigrant children. Education and urban society, v. 34, n. 2, p. 156-172, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0013124502034002003 Acesso em: 18 jul. 2022.
KEELS, Micere; DURKEE, Myles; HOPE, Elan. The psychological and academic costs of school-based racial and ethnic microaggressions. American Educational Research Journal, v. 54, n. 6, p. 1316-1344, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0002831217722120 Acesso em: 17 jul. 2022.
JUNGER, Gustavo, CAVALCANTI, Leonardo, OLIVEIRA, Tadeu; SILVA, Bianca Guimarães. Refúgio em números. 7ª ed. Brasília, DF: OBMigra, 2022.
MARCOLINO, Emanuella de Castro; CAVALCANTI, Alessandro Leite; PADILHA, Wilton Wilney Nascimento; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes; CLEMENTINO, Francisco de Sales. Bullying: Prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 27, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072018005500016 Acesso em: 17 jul. 2022.
MATEUS, Sandra. Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal–perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar. Medi@ções, v. 7, n. 2, p. 123-135, 2019. Disponível em: https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/antes-de-nos-conhecerem-as-vezes-tratam-nos-mal--percecoes-sobre-discriminacao-e-diversidade-etnica/65570 Acesso em: 16 jul. 2022.
MONTRONE, Aida Victoria Garcia; RANI, Rayla; TAKAESU, Renata Kazumi; ARANTES, Cássia Irene Spinelli; FABBRO, Márcia Regina Cangiani. Percepções e práticas de cuidadoras comunitárias no cuidado de crianças menores de três anos. Trabalho, Educação e Saúde, v. 11, p. 659-678, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000300011 Acesso em: 18 jul. 2022.
NADAL, Kevin L; WONG, Yinglee; GRIFFIN, Katie E.; DAVIDOFF, Kristin; SRIKEN, Julie. The adverse impact of racial microaggressions on college students' self-esteem. Journal of college student development, v. 55, n. 5, p. 461-474, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1353/csd.2014.0051 Acesso em: 18 jul. 2022.
OMS. Global status report on violence prevention 2014. Genebra: World Health Organization, 2014. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241564793 Acesso em: 16 jul. 2022.
PIERCE, Chester M. Introduction: Television and education. Education and Urban Society, v. 10, n. 1, p. 3-9, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1177/001312457701000101 Acesso em: 19 jul. 2022.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=es Acesso em: 18 jul. 2022.
RUSSO, Kelly; MENDES, Leila; BORRI-ANADON, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 256-272, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146943 Acesso em: 16 jul. 2022.
STEKETEE, Anne; WILLIAMS, Monnica T.; VALENCIA, Beatriz. T.; PRINTZ, Destiny; HOOPER, Lisa M. Racial and language microaggressions in the school ecology. Perspectives on Psychological Science, v. 16, n. 5, 1075–1098, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1745691621995740 Acesso em: 17 jul. 2022.
SUE, Derald Wing; CAPODILUPO, Christina M.; TORINO, Gina C.; BUCCERI, Jennifer M.; HOLDER, Aisha M. B.; NADAL, Kevin L.; ESQUILIN, Marta. Racial microaggressions in everyday life: Implications for clinical practice. American Psychologist, v. 62, n. 4, p. 271–286, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0003- 066X.62.4.271 Acesso em: 21 jul. 2022.
WELLS JUNIOR, Leroy. Consulting to black-white relations in predominantly white organizations. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 34, n. 4, p. 392-396, 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0021886398344004?journalCode=jaba Acesso em: 18 jul. 2022.
WILLIAMS, Monnica T. Microaggressions: Clarification, evidence, and impact. Perspectives on Psychological Science, v. 15, n. 1, p. 3-26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1745691619827499 Acesso em: 21 jul. 2022.
WILSON, Jessie; WARD, Collen; FETVADJIEV, Velichko H; BETHEL, Alicia. Measuring cultural competencies: The development and validation of a revised measure of sociocultural adaptation. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 48, n. 10, p. 1475-1506, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022022117732721 Acesso em: 17 jul. 2022.
WINTNER, Suzanne; ALMEIDA, Joanna; HAMILTON-MASON, Johnnie. Perceptions of microaggression in K-8 school settings: An exploratory study. Children and Youth Services Review, v. 79, p. 594-601, 2017. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2017.07.020 Acesso em 17 jul. 2022
WOODFORD, Michael R; HOWELL, Michael L; KULICK, Alex; SILVERSCHANZ, Perry. “That’s so gay” heterosexual male undergraduates and the perpetuation of sexual orientation microagressions on campus. Journal of Interpersonal Violence, v. 28, n. 2, p. 416-435, 2013. https://doi.org/10.1177/0886260512454719 Acesso em 18 jul. 2022
WONG, Gloria; DERTHICK, Annie O; DAVID, E. J. R.; SAW, Anne; OKAZAKI, Sumie. The what, the why, and the how: A review of racial microaggressions research in psychology. Race and social problems, v. 6, n. 2, p. 181-200, 2014. https://doi.org/10.1007/s12552-013-9107-9 Acesso em 16 jul. 2022.
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.