Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes

Resumo

A constituição do sujeito em sociedade perpassa o seio familiar e o microssistema escolar. Para alunos imigrantes há uma maior demanda em lidar com os valores culturais e sociais de sua estirpe e do país onde estão inseridos. As microagressões são violências sutis e implícitas, envolvidas na interação entre grupos com desequilíbrios de poder, como é o caso entre nativos, imigrantes e seus filhos. O presente ensaio versa sobre o contexto escolar de crianças imigrantes e/ou descendentes de imigrantes no tocante a microagressões a partir da análise de inferências disponíveis literatura científica. Foi possível discorrer sobre as implicações que as microagressões podem causar nas crianças imigrantes e descendentes destes, perpassando implicações no desenvolvimento social e acadêmico. Conclui-se que há a necessidade de atenção voltada para as microagressões contra esse grupo no contexto escolar, levando em consideração a sutileza dessa violência e a heterogeneidade da população imigrante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Almeida, Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE

Mestranda em Ciências em Emoções pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, Lisboa, Portugal.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

BRONFENBRENNER, Urie. Who cares for Children?. Paris: UNESCO, 1989.

BUENO, Alexandre Marcelo. Norma linguística, preconceito e imigração no Brasil. Revista Linguagem & Ensino, v. 21, n. 1, p. 427-447, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15160 Acesso em: 16 jul. 2022.

CARMONA, Margarida; BARREIROS, João; RODRIGUES, Ricardo Borges; GUERRA, Rita. Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar. Anais Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa: ISPA – Instituto Universitário, 2015.

DE LA CROIX, Anne; VEEN, Mario. The reflective zombie: problematizing the conceptual framework of reflection in medical education. Perspectives on Medical Education, v. 7, n. 6, p. 394-400, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40037-018-0479-9 Acesso em: 16 jul. 2022.

GOODWIN, A. Lin. Teacher preparation and the education of immigrant children. Education and urban society, v. 34, n. 2, p. 156-172, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0013124502034002003 Acesso em: 18 jul. 2022.

KEELS, Micere; DURKEE, Myles; HOPE, Elan. The psychological and academic costs of school-based racial and ethnic microaggressions. American Educational Research Journal, v. 54, n. 6, p. 1316-1344, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0002831217722120 Acesso em: 17 jul. 2022.

JUNGER, Gustavo, CAVALCANTI, Leonardo, OLIVEIRA, Tadeu; SILVA, Bianca Guimarães. Refúgio em números. 7ª ed. Brasília, DF: OBMigra, 2022.

MARCOLINO, Emanuella de Castro; CAVALCANTI, Alessandro Leite; PADILHA, Wilton Wilney Nascimento; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes; CLEMENTINO, Francisco de Sales. Bullying: Prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 27, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072018005500016 Acesso em: 17 jul. 2022.

MATEUS, Sandra. Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal–perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar. Medi@ções, v. 7, n. 2, p. 123-135, 2019. Disponível em: https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/antes-de-nos-conhecerem-as-vezes-tratam-nos-mal--percecoes-sobre-discriminacao-e-diversidade-etnica/65570 Acesso em: 16 jul. 2022.

MONTRONE, Aida Victoria Garcia; RANI, Rayla; TAKAESU, Renata Kazumi; ARANTES, Cássia Irene Spinelli; FABBRO, Márcia Regina Cangiani. Percepções e práticas de cuidadoras comunitárias no cuidado de crianças menores de três anos. Trabalho, Educação e Saúde, v. 11, p. 659-678, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000300011 Acesso em: 18 jul. 2022.

NADAL, Kevin L; WONG, Yinglee; GRIFFIN, Katie E.; DAVIDOFF, Kristin; SRIKEN, Julie. The adverse impact of racial microaggressions on college students' self-esteem. Journal of college student development, v. 55, n. 5, p. 461-474, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1353/csd.2014.0051 Acesso em: 18 jul. 2022.

OMS. Global status report on violence prevention 2014. Genebra: World Health Organization, 2014. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241564793 Acesso em: 16 jul. 2022.

PIERCE, Chester M. Introduction: Television and education. Education and Urban Society, v. 10, n. 1, p. 3-9, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1177/001312457701000101 Acesso em: 19 jul. 2022.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=es Acesso em: 18 jul. 2022.

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila; BORRI-ANADON, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 256-272, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146943 Acesso em: 16 jul. 2022.

STEKETEE, Anne; WILLIAMS, Monnica T.; VALENCIA, Beatriz. T.; PRINTZ, Destiny; HOOPER, Lisa M. Racial and language microaggressions in the school ecology. Perspectives on Psychological Science, v. 16, n. 5, 1075–1098, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1745691621995740 Acesso em: 17 jul. 2022.

SUE, Derald Wing; CAPODILUPO, Christina M.; TORINO, Gina C.; BUCCERI, Jennifer M.; HOLDER, Aisha M. B.; NADAL, Kevin L.; ESQUILIN, Marta. Racial microaggressions in everyday life: Implications for clinical practice. American Psychologist, v. 62, n. 4, p. 271–286, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0003- 066X.62.4.271 Acesso em: 21 jul. 2022.

WELLS JUNIOR, Leroy. Consulting to black-white relations in predominantly white organizations. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 34, n. 4, p. 392-396, 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0021886398344004?journalCode=jaba Acesso em: 18 jul. 2022.

WILLIAMS, Monnica T. Microaggressions: Clarification, evidence, and impact. Perspectives on Psychological Science, v. 15, n. 1, p. 3-26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1745691619827499 Acesso em: 21 jul. 2022.

WILSON, Jessie; WARD, Collen; FETVADJIEV, Velichko H; BETHEL, Alicia. Measuring cultural competencies: The development and validation of a revised measure of sociocultural adaptation. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 48, n. 10, p. 1475-1506, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022022117732721 Acesso em: 17 jul. 2022.

WINTNER, Suzanne; ALMEIDA, Joanna; HAMILTON-MASON, Johnnie. Perceptions of microaggression in K-8 school settings: An exploratory study. Children and Youth Services Review, v. 79, p. 594-601, 2017. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2017.07.020 Acesso em 17 jul. 2022

WOODFORD, Michael R; HOWELL, Michael L; KULICK, Alex; SILVERSCHANZ, Perry. “That’s so gay” heterosexual male undergraduates and the perpetuation of sexual orientation microagressions on campus. Journal of Interpersonal Violence, v. 28, n. 2, p. 416-435, 2013. https://doi.org/10.1177/0886260512454719 Acesso em 18 jul. 2022

WONG, Gloria; DERTHICK, Annie O; DAVID, E. J. R.; SAW, Anne; OKAZAKI, Sumie. The what, the why, and the how: A review of racial microaggressions research in psychology. Race and social problems, v. 6, n. 2, p. 181-200, 2014. https://doi.org/10.1007/s12552-013-9107-9 Acesso em 16 jul. 2022.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Almeida, F., Silva-Ferreira, T. da, Ogassavara, D., Ferreira-Costa, J., & Montiel, J. M. (2023). Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 417-427. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.16397
Seção
Artigos