Representações do circo nos livros infantis: um encontro com palhaços, malabaristas e trapezistas

Resumo

O emprego do circo como temática nos livros infantis, embora não seja uma prática editorial recente, ampliou-se nas últimas décadas, estabelecendo um relevante diálogo com a sociedade. A presente pesquisa de natureza documental analisa as representações do circo em livros infantis a partir da análise de 50 obras disponíveis em português produzidas entre 1972 e 2020. O estudo sugere que a relação circo-criança aparece cristalizada, retida no tempo, e alicerçada na forma itinerante do espetáculo circense (de lona, de organização familiar e com a presença de animais). O conjunto das obras parece contribuir para a construção de um olhar restrito e conservador sobre o circo, produzindo o estranhamento quando a linguagem circense se apresenta fora desse modelo.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado em La investigación en la actividad física y deporte pela Universidade de Lleida, UDL, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Rita de Cássia Fernandes Miranda, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Bortoleto, M. A. C., & Miranda, R. de C. F. (2023). Representações do circo nos livros infantis: um encontro com palhaços, malabaristas e trapezistas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 432-451. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.16885