Educação Social e a “caça” aos corpos das “bruxas” no capitalismo contemporâneo: um diálogo filosófico crítico entre Adorno e Foucault

Resumo

Esse artigo objetiva analisar, por meio de um diálogo crítico entre conceitos elaborados por Theodor W. Adorno e Michel Foucault, de que maneira os corpos das mulheres são capturados pelo capitalismo contemporâneo. Etiquetadas como “Bruxas” nas redes sociais, a publicidade e as propagandas gerenciadas pelos algoritmos mobilizam mecanismos de incitação à violência contra as mulheres, contra formas de existência e de manifestação de sua sexualidade. De modo idêntico perguntamos: quem são as bruxas e como é o modo como são tratados esses corpos na contemporaneidade? Os conceitos formulados por Adorno – “mentalidade do ticket”, “indústria cultural” e “semiformação” –, fornecem suporte para uma análise crítica que se alia à analítica que Foucault desenvolve para investigar o poder, o qual passa necessariamente pelo corpo, e trata do dispositivo disciplinar e do biopolítico, sobretudo nas formas de produção da sexualidade. Apresenta a educação social no sentido defendido por Adorno que tem como premissa para qualquer projeto educacional a pretensão emancipatória de que não se repita o genocídio e os horrores perpetrados nos campos de concentração nazistas também presentes de modo semelhante - ainda que com suas singularidades históricas - no fenômeno de caça às bruxas na Idade Média. Para tanto, por meio de uma pesquisa crítico-filosófica de tipo bibliográfica com abordagem qualitativo-conceitual, valemo-nos de um ponto de encontro metodológico a partir de um dos elementos da dialética negativa definido por Adorno como “prioridade do objeto”, em intersecção com o posicionamento de Foucault pela criação de dispositivos de investigação que analisem o poder.

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Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Adjunta IV na UFMS. Doutora em Educação pela UNESP de Araraquara. Docente Permanente do programa de Pós-graduação em Educação da UFMS/CPAN. Docente Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS/FAED. Uma das fundadoras e também coordenadora na Rede (Inter)nacional de Pesquisa “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” dividida por sedes interinstitucionais nas cinco regiões do País. Líder do “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte”. Membro no “Consórcio Internacional de Programas de Teoria Crítica” organizado e produzido em colaboração com o Instituto de Pesquisa em Humanidades da Universidade da Califórnia, Berkeley e a Fundação Andrew W. Mellon.

Rômulo Balleste Marques dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia- UFRJ (2016). Parte do doutorado foi desenvolvida por meio do PDSE na Columbia University, em NY. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal. A concentração de interesses está dirigida às áreas de Psicologia Social, Psicologia Política e História da Psicologia. Membro da Rede Nacional de Pesquisa "NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar".

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Ferreira, I. F., & Balleste Marques dos Santos, R. (2023). Educação Social e a “caça” aos corpos das “bruxas” no capitalismo contemporâneo: um diálogo filosófico crítico entre Adorno e Foucault. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 48-71. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17139