O referencial curricular de Itamari / BA como mecanismo para o ensino por investigação nos anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental – Anos finais, realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, pelo Programa Ciência é 10. O estudo foi realizado com o objetivo de identificar, no Referencial Curricular de um município baiano, os limites e as possibilidades para implementar o Ensino por Investigação no Ensino Fundamental – Anos finais em um Colégio Municipal, como dispositivo de promoção da Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa, adotou como técnica a análise documental; o instrumento de constituição dos dados foi sistematizado pelo fichamento interpretativo, usando os códigos: {EI} - Ensino Investigativo e {AC} – Alfabetização Científica. Os dados foram analisados a partir do Método Pragmático, seguindo as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Evidenciou-se que há possibilidade da inserção do Ensino por Investigação a partir do Referencial nas aulas Ciências do Ensino Fundamental – Anos finais.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, (UNIOESTE). E-mail: marinhoaluiz1@gmail.com

Lívia Constâncio de Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Lourdes Aparecida Della Justina, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Araújo, L. C. M. de, Siqueira, L. de, & Justina, L. A. D. (2023). O referencial curricular de Itamari / BA como mecanismo para o ensino por investigação nos anos finais do Ensino Fundamental . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 387-411. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17685