A alfabetização didático-científica do professor de Ciências e o contexto sociopolítico: princípios, percepções e epistemologia
Resumo
O cenário político brasileiro, nos últimos anos, em especial de 2019-2022, tem exigido da classe docente e da comunidade acadêmica o compromisso de ensinar conteúdos curriculares e promover a politização dos estudantes. Logo, a formação do professor do Ensino Fundamental – Anos Iniciais que leciona Ciências precisa ser (re)estruturada para que a formação político-pedagógica seja inserida nas ações formativas, tendo em vista que o modelo de formação bancária negligenciou tais habilidades. Diante desse contexto, este estudo qualitativo tem por objetivo apresentar e discutir os princípios, as percepções e a epistemologia que fundamentam o conceito Alfabetização Didático-Científica a partir da percepção dos professores de um curso de especialização ao analisarem a prática pedagógica representada em uma história em quadrinho. Os dados foram tratados pela Análise do Discurso Freireano. Constata-se que o modelo de formação dialética, ancorada na abordagem investigativa e no trabalho colaborativo em grupo de formação, apresenta indícios de que é possível a Alfabetização Didático-Científica do professor como mecanismo propício para que o docente aprimore seu saber reflexivo. Desse modo, tendo como base a autorreflexão crítica do seu planejamento ao estruturar práticas pedagógicas investigativas nas aulas de Ciências, além das práticas sociais como base para a promoção da Alfabetização Científica do estudante.
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