A alfabetização didático-científica do professor de Ciências e o contexto sociopolítico: princípios, percepções e epistemologia

Resumo

O cenário político brasileiro, nos últimos anos, em especial de 2019-2022, tem exigido da classe docente e da comunidade acadêmica o compromisso de ensinar conteúdos curriculares e promover a politização dos estudantes. Logo, a formação do professor do Ensino Fundamental – Anos Iniciais que leciona Ciências precisa ser (re)estruturada para que a formação político-pedagógica seja inserida nas ações formativas, tendo em vista que o modelo de formação bancária negligenciou tais habilidades. Diante desse contexto, este estudo qualitativo tem por objetivo apresentar e discutir os princípios, as percepções e a epistemologia que fundamentam o conceito Alfabetização Didático-Científica a partir da percepção dos professores de um curso de especialização ao analisarem a prática pedagógica representada em uma história em quadrinho. Os dados foram tratados pela Análise do Discurso Freireano. Constata-se que o modelo de formação dialética, ancorada na abordagem investigativa e no trabalho colaborativo em grupo de formação, apresenta indícios de que é possível a Alfabetização Didático-Científica do professor como mecanismo propício para que o docente aprimore seu saber reflexivo. Desse modo, tendo como base a autorreflexão crítica do seu planejamento ao estruturar práticas pedagógicas investigativas nas aulas de Ciências, além das práticas sociais como base para a promoção da Alfabetização Científica do estudante.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor e pesquisador da Educação Básica.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado
2025-01-02
Como Citar
Araújo, L. C. M. de, & Justina, L. A. D. (2025). A alfabetização didático-científica do professor de Ciências e o contexto sociopolítico: princípios, percepções e epistemologia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 205-228. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20372