Meu processo de “doutoramento/’doitoramento’ ” e a busca pela construção do conhecimento

Resumo

Este ensaio teórico é produto de pesquisa bibliográfica e da reflexão crítica sobre a busca pela construção do conhecimento, e se baseia em uma vivência do processo de “doutoramento/’doitoramento’ “ em um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Delimitando como marco teórico o materialimo histórico-crítico e dialético, são discutidas as fronteiras teórico-metodológicas do conhecimento na contemporaneidade, seus paradigmas, limites e potencialidades, que constituem o objetivo desta discussão. Estabelecem, portanto, pressupostos para a construção/formação de uma consciência social, política e histórica da e para a diversidade que problematiza a produção de conhecimento numa lógica não hegemônica, somada aos/às autores/as que caminham para afirmar o seu devido lugar, de potência e de significado humano e social, rumo à transformação societal emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Santina de Oliveira Carissimi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Assistente Social do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh). É participante do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente à contextos da desigualdade social - LEPDS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais - GEPEMPS, cadastrados no CNPQ. 

Referências

ANZALDUÁ, Glória. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n. 39, p. 297-309, 2009.

BACKES, Jose Licínio. A articulação entre estudos culturais e psicologia social como perspectiva teórica para analisar as relações raciais: entrevista com rosa cabecinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, e192669, 2019.

BEREANO, Nancy K. Introdução. In: LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie Borges. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CISNE, Mirla. Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 132, p. 211-230, maio/ago, 2018.

GLEISER, Marcelo. A simples beleza do inesperado: um filósofo natural em busca de trutas e do sentido da vida. Rio de Janeiro: Record, 2016.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

LESSA, Sérgio. O revolucionário e o estudo: Por que não estudamos? São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie Borges. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MACHADO, Adilbênia Freire. Filosofia africana para descolonizar olhares: perspectivas para o ensino das relações étnico-raciais. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.3, n.1, 2014.

OLIVEIRA, Érika Cecília Soares, BLEINROTH, Maria Laura Medeiros, SILVA, Yasmin Maciane da. Desobediências epistêmicas e pesquisas monstruosas em psicologia social. In. CRUZ, L. R.; HILLESHEIM, B.; EICHHERR, L. M. (Orgs.) Interrogações às políticas públicas sobre travessias e tessituras do pesquisar. ABRAPSO, 2021.

OLIVEIRA, Erika Cecília Soares. A docência como performance feminista. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 15(3), São João Del-Rei, julho-setembro de 2020.

RAFAEL, Ivania Maria de Souza Carvalho; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. A crise do capital e a relação com a educação brasileira. Educação. Revista do Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS: UFSM, v. 41, n. 2, p. 375- 386, maio-agosto, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da ideia de Universidade à Universidade de Ideias. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 8.ed. São Paulo/SP: Cortez, 2001.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. “Escrevivências” como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Revista Psicologia Política. v. 17, n. 39. São Paulo, maio/ago, 2017.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
Carissimi, F. S. de O. (2023). Meu processo de “doutoramento/’doitoramento’ ” e a busca pela construção do conhecimento . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 22-37. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18014