Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena

Resumo

A escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena.

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Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH) da UFGD. 

Kátia Pereira Petelin, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestra em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Advogada.

Michele Aparecida de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Nozu, W. C. S., Petelin, K. P., & Sá, M. A. de. (2023). Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 413-433. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.19008