Transporte ativo no percurso para o trabalho de professores da rede pública de ensino de Minas Gerais

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a prevalência e os fatores associados ao transporte ativo para o trabalho entre professores da educação básica da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e analítico, do tipo websurvey, realizado com professores atuantes em escolas da educação básica pública. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2021, por meio de formulário digital online. A variável dependente foi o transporte ativo para o trabalho, categorizada em sim ou não. Foram realizadas análises descritivas, bivariadas e múltiplas, utilizando a Regressão de Poisson, com variância robusta. Ao final da coleta de dados, participaram do estudo 1.907 professores, distribuídos entre 354 cidades de Minas Gerais, sendo que 77,2% eram do sexo feminino. Quanto ao transporte para o trabalho, 73,2% dos professores realizavam transporte inativo, por meio de carros, motos e ônibus, com maior prevalência de transporte inativo entre os professores insatisfeitos com o trabalho docente (RP=1,04), que relataram qualidade ruim do sono (RP=1,03), que apresentaram alimentação inadequada (RP=1,06), que estavam inativos fisicamente (RP=1,03) e entre aqueles que foram classificados como obesos (RP=1,03). Os resultados desse estudo evidenciaram elevada prevalência de transporte inativo para o trabalho entre os professores, sendo esse dado associado a importantes determinantes insatisfatórios de saúde, como problemas de sono, inatividade física e alimentação inadequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Exaltação de Oliveira Lima, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Claudiana Donato Bauman, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da UNIMONTES.

Desirée Sant’Ana Haikal, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Nayra Suze Souza e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da UNIMONTES.

Referências

ALFONSIN, Nicole; MCLEOD, Vienna; LODER, Angela; DIPIETRO, Loretta. Evaluating a buildings’ impact on active transportation: An interdisciplinary approach. Building and Environment, v. 163, p. 106322, 2019.

BARBALHO, Erika de Vasconcelos; PINTO, Francisco José Maia; SILVA, Francisco Regis da; SAMPAIO, Rafaella Maria Monteiro; DANTAS, Débora Sâmara Guimarães. Influência do consumo alimentar e da prática de atividade física na prevalência do sobrepeso/obesidade em adolescentes escolares. Cadernos Saúde Coletiva, v. 28, p. 12-23, 2020.

BRASIL. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde; 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

CAMARGO, Edina Maria de; SILVA, Michael Pereira da; MOTA, Jorge; CAMPOS, Wagner de. Prevalência e fatores associados ao transporte ativo para a escola em adolescentes. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.

CARDOSO, Leandro; DIAS, Janaina Amorim; OLIVEIRA, Leise Kelli de; MATOS, Bárbara Abreu; LESSA, Daniela Antunes; SILVA, Marconi Gomes da. A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo: reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG). Revista Transporte y Territorio, n. 25, 2021.

CARLOTTO, Mary Sandra; DIAS, Sofia Raquel da Silva; BATISTA, Jaqueline Brito Vidal; DIEHL, Liciane. O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-USF, v. 20, p. 13-23, 2015.

CASAS, Rony Carlos Rodrigues; BERNAL, Regina Tomie Ivata; JORGE, Alzira de Oliveira; MELO, Elza Machado de; MALTA, Deborah Carvalho. Fatores associados à prática de Atividade Física na população brasileira-Vigitel 2013. Saúde em Debate, v. 42, p. 134-144, 2018.

CUNHA, Joaquim Octávio Correia Martins da. Transporte ativo em alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, por género, em meio predominantemente rural. 2015. Tese (Doutorado). Universidade do Minho (Portugal).

EYSENBACH, Gunther. Improving the quality of Web surveys: the Checklist for Reporting Results of Internet E-Surveys (CHERRIES). Journal of Medical Internet Research, v. 6, n. 3, p. e34, 2004.

FADEL, Cristina Berger; FLORES, Makielle Tadei; BRIGOLA, Sabrina; ZANESCO, Camila; BORDIN, Danielle; MARTINS, Alessandra de Souza. Processo de trabalho e disposição ao estresse entre docentes de ciências 93 biológicas e da saúde. Revista Online de Pesquisa Cuidado é Fundamental, v. 11, n. 4, p. 843-848, 2019.

FERREIRA, Joel Saraiva; CRUZ, Rafael Presotto Vicente; ASSIS, Tayla Campagna de; DELLAGRANA, Rodolfo André. Comportamento sedentário de adultos e idosos durante a pandemia de COVID-19. Journal of Health & Biological Sciences, v. 9, n. 1, p. 1-5, 2021.

GABE, Kamila Tiemann; JAIME, Patricia Constante. Development and testing of a scale to evaluate diet according to the recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Public Health Nutrition, v. 22, n. 5, p. 785-796, 2019.

GILES-CORTI, Billie; VERNEZ-MOUDON, Anne; REIS, Rodrigo; TURRELL, Gavin; DANNENBERG, Andrew; BADLAND, Hannah; FOSTER, Sarah; LOWE, Melaine; SALLIS, James; STEVERSON, Mark; NEVILLE, Owen. City planning and population health: a global challenge. The Lancet, v. 388, n. 10062, p. 2912-1924, 2016.

GLAZENER, Andrew; KHREIS, Haneen. Transforming our cities: best practices towards clean air and active transportation. Current Environmental Health Reports, v. 6, p. 22-37, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População do estado de Minas Gerais. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/panorama. Acesso em: 18 dez. 2023.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Dados revelam perfil dos professores brasileiros. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/dados-revelam-perfil-dos-professores-brasileiros#:~:text=Ao%20todo%2C%202%2C2%20milh%C3%B5es,Censo%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Superior%202020. Acesso em: 18 dez. 2023.

LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.

LIMA, Cláudia Gonçalves de; BASILE, Lívia Gussoni. Estado nutricional como fator de risco para doenças cardiovasculares entre funcionários de uma universidade privada. Journal of the Health Sciences Institute, v. 27, n. 3, p. 233-6, 2009.

MALTA, Monica; CARDOSO, Letícia Oliveira; BASTOS, Francisco Inacio; MAGNANINI, Monica Maria Ferreira; SILVA, Cosme Marcelo Furtado Passos da. STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Revista de Saúde Pública, v. 44, p. 559-565, 2010.

MATSUDO, Sandra; ARAÚJO, Timóteo; MATSUDO, Victor; ANDRADE, Douglas; ANDRADE, Erinaldo; OLIVEIRA, Luís Carlos; BRAGGION, Glaucia. Questionário internacional de atividade física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 6, n. 2, p. 05-18, 2001.

MENDONÇA, Cristina Pinheiro; ANJOS, Luiz Antonio dos. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 698-709, 2004.

MINAS GERAIS. Nota de esclarecimento e orientações Nº 01, de 11 de novembro de 2021. 2021. Disponível em: https://cee.educacao.mg.gov.br/index.php/component/sppagebuilder/?view=page&id=28. Acesso em: 18 dez. 2023.

MINAS GERAIS. Superintendências Regionais de Ensino – SREs. 2023. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/a-secretaria/superintendencias-regionais-de-ensino-sres/. Acesso em: 18 dez. 2023.

MING, Monica Guo. A importância do desenvolvimento do transporte público na evolução da mobilidade urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, 2017.

MOREIRA, Herivelto. A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador docente. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 19, p. 209-232, 2005.

NIEMAN, David. Exercício e saúde: teste e prescrição de exercícios. Barueri, SP: Manole, 2011.

PAULI, Jandir; TOMASI, Manueli; GALLON, Shalimar; COELHO, Elenise. Satisfação, conflitos e engajamento no trabalho para professores do ensino médio. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, p. 72-85, 2017.

PRADO, Claudia Eliza Papa do. Estresse ocupacional: causas e consequências. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v.14, n.3, p.285-9, 2016.

SILVA, Jefferson Peixoto da; FISCHER, Frida Marina. Multiform invasion of life by work among basic education teachers and repercussions on health. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.

SOUZA, Aparecida Neri de; LEITE, Marcia de Paula. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 32, p. 1105-1121, 2011.

TELES, Livia Alves Cardoso; NOGUEIRA, Julia Andrade de; OLIVEIRA, Fernando José de. RODRIGUES, Joslea Silva. Transporte ativo no trajeto escolar: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 28, n. 2, 2020.

VIEIRA, Marta Raquel Mendes; MAGALHÃES, Tatiana Almeida de; VIEIRA, Magda Mendes; PRATES, Thalita Emily Cezário; SILVA, Rosângela Ramos Veloso; BATISTA DE PAULA, Alfredo Maurício, SILVEIRA, Marise Fagundes, HAIKAL, Desirée Sant’Ana. Inter-relações entre insatisfação com o trabalho docente e sintomas depressivos: modelagem com equações estruturais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 2075-86, 2023.

WANNMACHER, Lenita. Obesidade como fator de risco para morbidade e mortalidade: evidências sobre o manejo com medidas não medicamentosas. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, v. 1, n. 7, p. 1-10, 2016. Disponível em: https://www.rets.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/biblioteca/009uso_rmfasciculo_7.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

WEHRMEISTER, Fernando; WENDT, Andrea; SARDINHA, Luciana. Iniquidades e doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, 2022.

WHO. Guidelines on physical activity and sedentary behavior. Geneve: World Health Organization; 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128. Acesso em: 18 dez. 2023.

WHO. Physical Status: The Use and Interpretation of Anthropometry. Geneve: World Health Organization; 1995.

Publicado
2024-01-03
Como Citar
Lima, G. E. de O., Bauman, C. D., Haikal, D. S., & Silva, N. S. S. e. (2024). Transporte ativo no percurso para o trabalho de professores da rede pública de ensino de Minas Gerais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 241-256. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19731
Seção
Artigos de demanda contínua