Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus e a aprendizagem de estudantes autistas e não autistas
Resumo
O presente artigo corresponde a um relato de experiência com a Sequência Didática Interdisciplinar Bonfim contra o coronavírus, desenvolvida de forma remota junto a estudantes do 7º ano. A referida sequência foi produzida no âmbito do Projeto Ensinar ciências a todos: sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas, vinculado ao Programa Ciências na Escola. Essa proposta analisou o papel das sequências didáticas interdisciplinares na inclusão de educacional de estudantes autistas. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se uso de pesquisa-ação, através da qual verificou-se que a sequência didática interdisciplinar investigada, além de contribuir no processo de ensino e aprendizagem de diversos conteúdos das disciplinas envolvidas - Português, Matemática e Ciências , também pôde auxiliar na inclusão escolar de estudantes autistas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lidiane.; PORTO, Maria Beatriz Maia; FRANCO, Vera Nácia. O uso da animação como ferramenta para a produção autoral interdisciplinar. Revista do Seminário Mídias & Educação, v. 2, 2016.
ARCE, Alessandra; SILVA, Debora; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Alínea, 2011. 133 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009. 158 p.
BOTTENTUIT JUNIOR. João Batista. Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais. Revista Cocar. V.14 N.30, 2020.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/images/. Acesso em: 07 fev.2022.
CARVALHO, Natasha de; RODRIGUES, Quézia; LINHARES, Taiane. Práticas educativas para inclusão de alunos com TEA no Ensino Médio regular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6º, 2019. Anais... Fortaleza: 2019. v. 1. 2019.
DA PAZ, Irismar Neves; SOUZA, Juliane Marques de. Utilização de História em Quadrinhos como ferramenta de avaliação no processo de ensino- aprendizagem de Botânica no Clube de Ciências. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 10, n. 01, p. 10–19, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v10i01.785. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/785. Acesso em: 07 fev. 2022.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.); GODOY, Herminia Prado (coordenadora técnica). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2013.
FONSECA, José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIESTA, Gabriel Valladares. Reflexões sobre Educação Especial e Inclusiva: das condições estruturais ao papel das Histórias em Quadrinhos no ensino para estudantes dentro do espectro autista. 9ª Arte (São Paulo), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 122-139, 2021. DOI: 10.11606/2316-9877.2021.v9i2.187767. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/187767. Acesso em: 27 jul. 2022.
GONÇALVES, Joina Torres Ferreira; LEITE, Aracelli; ARAÚJO, Mauricio. Aulas remotas durante a pandemia da Covid-19 no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Maranhão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-15, 30 mar. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, Donizete Franco. Importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Rev. Triangulo, Uberaba, v. 11, p. 151-162, 2018.
LIMA, Maria de Fátima Teixeira; SOBREIRA, Mariza Danielli Pereira. Dificuldades de Aprendizagem da Criança com Deficiência Intelectual/Learning Disabilities of Children with Intellectual Disabilities. ID online. Revista de psicologia, v. 13, n. 48, p. 294-311, 2019.
OLIVEIRA LIMA, Taíza Paula de; SANTARÉM, Luiz Carlos Assunção; REBOUÇAS, Ozane Batista. O uso de jogo digital educacional como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e matemática. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 24517-24530, 2021.
PALHARES, Marjory Cristiane. História em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. Dia a Dia Educação-Governo do Paraná, p. 1-20, 2008.
PAULA, Eder Spuri de; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. O Desenho Animado Como Ferramenta Pedagógica: relato de uma experiência na disciplina de ensino de ciências. Revista de Ensino de Biologia - Associação Brasileira de Ensino De Biologia (SBEnBio). Nº 7, 2014.
QUINTINO, Carla Pereira; RIBEIRO, Kátia Dias Ferreira. A Utilização de filmes no processo de ensino aprendizagem de Química no Ensino Médio. Anais... do XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ)–Brasília, DF, Brasil, 2010.
SANTOS, Carla Madalena; COLOMBO, Pedro Donizete. O ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática Interdisciplinar. Educação Unisinos, v. 24, p. 1-17, 2020.
SANTOS, Regina Kelly et al. Transtorno do espectro do autismo (TEA): do reconhecimento à inclusão no âmbito educacional. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017.
SERRA. Dayse. AUTISMO, FAMÍLIA E INCLUSÃO. Revista Eletrônica Polêmica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 40 – 56, janeiro/março, 2010. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/2693/1854. Acesso em: 27 nov. 2022.
SHAW, Gisele Soares Lemos. A pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 336. 2018.
SILVA, Micheline. MULICK, James. Diagnosticando o Transtorno Autista: Aspectos Fundamentais e Considerações Práticas. Psicologia ciência e profissão, v, 29, n. 1, 2009.
SOUZA JÚNIOR, Marcilio. O saber e o fazer pedagógicos: o que é um componente curricular. In: CONGRESSO ESPÍRITOSANTENSE DE EDUCAÇÃO– CEFD/UFES, 6, 1999, Vitória. Anais... Vitória: Ufes, 2001. v. 1, p. 81-92.
SOUZA, Emilyn de Oliveira; MACHADO, Vera Mattos. Sequência didática no processo de formação inicial de professores de ciências biológicas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4, 2017. João Pessoa. Anais... João Pessoa: Realize Eventos Editora, 2017. v. 1. p. 1-10.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
VIANA, Ana Clara Vieira; MARTINS, Antônio Augusto Emerick; TENSOL, Izanara Karla Ventura; BAROBOSA, Kassia Isabel; PIMENTA, Natália Maria Riêra. LIMA, Bruna Soares de Souza. Autismo. Saúde Dinâmica, v. 2, n. 3, p. 1-18, 2020.
WELLS, Gordon. Learning to use scientific concepts. Cultural Studies of Science Education, v. 3, n. 2, p. 329-350, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.