Gamificação e o papel do livro didático no ensino da leitura e escrita

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo compreender o papel da gamificação no ensino da leitura e escrita a partir do livro didático de língua portuguesa do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Conta com uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e bibliográfica, tendo como destaque os autores: Bacich; Moran (2018) que versam sobre a importância das metodologias ativas para uma educação inovadora; Tolomei (2017) que traz a discussão sobre a gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação e Díaz (2011) apresenta atualidades sobre o livro didático como recurso curricular, dentre outros que colaboram com a discussão. Posteriormente, houve uma análise do livro didático de língua portuguesa do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, da coleção Vem Voar. Após a análise verificou-se que os livros apresentam algumas metodologias ativas de aprendizagem, como jogos, brincadeiras, dentre outras, mas notou-se a ausência da gamificação. Portanto, foi proposta uma atividade de gamificação para trabalhar leitura e escrita, a partir do livro didático.

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Biografia do Autor

Elaíne Conceição da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus - Codó (MA); Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD, pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto LTDA (EAD); especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental pela UFMA; pós graduanda em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); pesquisadora sobre Educação emocional, prática educativa, Formação Docente, Alfabetização e Letramento e transformação social.

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA e Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também fez a graduação em Pedagogia (2006). Atualmente faz parte Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB)/UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente (FORDOC). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Codó (CCCO).

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (FFP/UERJ). Faz parte ainda do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ). É Professor Adjunto I do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Codó (CCCO).

Referências

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Silva, E. C. da, Costa, C. D. M. da, & Morais, J. de S. (2024). Gamificação e o papel do livro didático no ensino da leitura e escrita . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 106-121. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20011