Gamificação e o papel do livro didático no ensino da leitura e escrita
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo compreender o papel da gamificação no ensino da leitura e escrita a partir do livro didático de língua portuguesa do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Conta com uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e bibliográfica, tendo como destaque os autores: Bacich; Moran (2018) que versam sobre a importância das metodologias ativas para uma educação inovadora; Tolomei (2017) que traz a discussão sobre a gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação e Díaz (2011) apresenta atualidades sobre o livro didático como recurso curricular, dentre outros que colaboram com a discussão. Posteriormente, houve uma análise do livro didático de língua portuguesa do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, da coleção Vem Voar. Após a análise verificou-se que os livros apresentam algumas metodologias ativas de aprendizagem, como jogos, brincadeiras, dentre outras, mas notou-se a ausência da gamificação. Portanto, foi proposta uma atividade de gamificação para trabalhar leitura e escrita, a partir do livro didático.
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Referências
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