Desenvolvimento de competências clínicas para o gerenciamento da terapia medicamentosa por meio do ensino remoto

Resumo

A pesquisa é sobre a capacitação de estudantes do curso de graduação em Farmácia voltada para o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes. O ambiente foi uma disciplina ofertada no modo de ensino remoto emergencial, com foco na aplicação de metodologias ativas de ensino para o desenvolvimento de competências clínicas relacionadas ao serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa. A disciplina foi desenvolvida com base na aprendizagem baseada em problemas e incluiu leitura prévia de referências, aplicação de questionários, grupos de discussão, busca de evidências e protocolos clínicos em bases de dados, três consultas remotas com pacientes simulados, elaboração e apresentação do plano terapêutico e autoavaliação do estudante. A mensuração de resultados empregou um delineamento misto, cuja primeira parte constituiu um estudo quase-experimental longitudinal para avaliar os conhecimentos e desempenho dos alunos antes e depois do curso. Na segunda parte do estudo, realizou-se um grupo focal com os estudantes a respeito do processo de aprendizagem no curso. Dezenove alunos do curso de graduação em Farmácia participaram da disciplina, ao longo de dois semestres. Houve um aumento em média de 17% na taxa de acertos, com destaque para o tema busca de evidências (21%). Na opinião dos estudantes, houve progresso em relação à capacitação individual, mesmo diante dos desafios do ensino remoto. Os resultados sugerem que o emprego de metodologias ativas em ambiente virtual foi eficiente ao estimular o desenvolvimento teórico, prático e comportamental dos estudantes em áreas como condução de consultas, comunicação, busca de evidências e interpretação de dados relacionados à farmacoterapia.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Farmacêutico na Faculdade de Farmácia da UFMG. E-mail: carloseduardo.farmacia@gmail.com

Eduardo Henrique Ferreira Bambirra, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Farmacêutico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: eduardo.hbambirra@gmail.com

Isabella Almeida Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal de Minas Geais (UFMG). E-mail: isabellacruz2009@hotmail.com

Clarice Chemello, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Farmácia Assistencial, pela Faculdade de Farmácia da Universidad de Granada, Espanha. Professora no Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: clachemello@gmail.com

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Pereira, C., Eduardo Henrique Ferreira Bambirra, Isabella Almeida Cruz, & Clarice Chemello. (2024). Desenvolvimento de competências clínicas para o gerenciamento da terapia medicamentosa por meio do ensino remoto. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 452-470. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20029