Explorando o universo da comunicação híbrida: os memes sob a perspectiva dos tutores da educação a distância

Resumo

O meme é uma expressão cultural típica da cibercultura, sua criação se dá de forma colaborativa e seu crescimento é espontâneo. Por ser uma expressão híbrida, a liguagem memética é uma forma de comunicação criada através de cenas cotidianas que visam potencializar a comunicação, assim como estreitar laços a partir da linguagem cômica do humor. Diante desse cenário, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: quais as percepções dos tutores sobre o uso dos memes na educação a distância? Objetivou-se, dessa forma, com esse estudo, analisar o impacto dos memes na educação a distância sob a perspectiva dos tutores. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de campo, do tipo exploratória com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2023. Os sujeitos-participantes foram os tutores do polo EaD de uma Instituição de Ensino Superior Particular de Fortaleza. Com isso, percebeu-se, ao final da pesquisa, que apesar do meme pertencer ao repertório linguístico de muitos sujeitos nos tempos atuais, ainda não foi totalmente incorporado como recurso pedagógico pelos informantes deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens de Sousa Junior, Universidade de Fortaleza

Pós-graduado em Big Data, MBA em Business Intelligence e graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Possui sólida trajetória na área educacional, destacando-se como professor de informática em escolas profissionalizantes privadas e em iniciativas do Governo do Estado do Ceará, como o Projeto Primeiro Passo e o Projeto e-Jovem. No campo da Tecnologia da Informação, atuou como Auxiliar de TI. Desempenhou o papel de monitor de qualidade, prestando serviços à LATAM Airlines por meio da Contax/SA. Nesse papel, aplicou melhorias contínuas em processos e pessoas com interações em diversos canais de atendimento. Atualmente, exerce a função de Tutor de Educação à Distância na Universidade de Fortaleza - Unifor.

Raquel Figueiredo Barretto, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Saúde Coletiva. Tutor (a) da EaD da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 

Luisa Janaina Lopes Barroso Pinto, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC) , Mestra em Administração de Empresas (UECE). Possui especialização em Administração Pública , especialização em Auditoria e especialização Vigilância Sanitária . Graduação em Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca . Experiência de Coordenação e docência em graduação e pós-graduação nas áreas:Administração,Ciências Contábeis,Economia,Inovação e Meio Ambiente. Possui ainda experiência em Instituições Privadas de Comercialização e Exportação de Alimentos. Atuou como Consultora Técnica em Laboratório Ambiental.Concluiu extensão em Língua Inglesa em Cambridge-Inglaterra.

Referências

ALMEIDA, Suzana Silveira de. Memes como estratégias pedagógicas na EaD para professores. 2019 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5659006/mod_folder/content/0/MEMES.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias culturais: uma cartografia das reinvenções do conceito. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/143723. Acesso em: 16 jan. 2024.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 7 DE ABRIL DE 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 16 jan. 2024.

Bomeny, Helena; Emerique, Raquel. Ciências sociais e educação: lições de durkheim e de florestan fernandes. Dossiê ciências sociais e educação. Lua Nova (110). May-Aug 2020. https://doi.org/10.1590/0102-017048/110. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/Gf3gPSKJ6xYZvsTZvTTxXHK/#. Acesso em: 16 jan. 2024

CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, Nataniel dos Santos. Memes – uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano 21, N° 63 – Supl.: Anais da X CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ano21/63supl/092.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024

CARVALHO, Dayane Pereira Barroso de; SILVA, Maria da Guia Taveiro. Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02305, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02305. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4686. Acesso em: 4 jan. 2024.

GRICE, Herbert Paul. The Philosophical Review, Vol. 66, No. 3. pp. 377-388, 1957. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2182440?origin=crossref. DOI 10.2307/2182440. Acesso em: 16 jan. 2024

GUERREIRO, Anderson; SOARES, Neiva Maria Machado. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. In: Revista Texto Digital; UFSC, SC, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2016v12n2p185/33189. Acesso em: 16 jan. 2024.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22.ed. Tradução de Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.

JESUS, Ana Maria Ribas. A tutoria em ambiente de EAD. IN. VI Encontro Nacional de Hipertexto e tecnologias Educacionais. Universidade de Sorocaba, 26 e 27 de setembro de 2011. Disponível em http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/08_AnaRibas2.pdf Acesso 02 jan. 2024.

TOLEDO, Gustavo Leal. Uma crítica à memética de Susan Blackmore. Revista De Filosofia Aurora, 25(36), 179–195. 2013. https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7770. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/685. Acesso em: 16 jan. 2024.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MEDEIROS, Alex Sandro Peixoto. Multimodalidade textual: um avanço sociolinguístico no processo comunicativo digital com o uso de emojis, GIFs e figurinhas. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/multimodalidade-textual-um-avanco-sociolinguistico-no-processo-comunicativo-digital-com-o-uso-de-emojis-gifs-e-figurinhas.htm. Acesso em: 16 jan. 2024

NASCIMENTO, Gabriel Silva Xavier. “Ata!”: o uso de memes e variantes específicas da Linguagem da internet como potência para a prática de Leitura e interpretação nas aulas de língua portuguesa. Sinergia / II Seliv, São Paulo 2020, v. 21, p. 80-92. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br › sinergia › article › view. Acesso em: 16 jan. 2024

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALVES, André Luiz. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Educ., Maringá , v. 41, e42469, jan. 2019 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012019000100105&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2024

Ribeiro Couto Junior, Dilton, Medeiros Teixeira, Marcele; Maddalena, Tania Lucia. O meme como inventividade metodológica no ensino remoto pandêmico: por que não? Why not?. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 53–68. 2023 https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p53-68. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10544/5246. Acesso em: 16 jan. 2024.

SILVA, Bento; ALVES, Elaine Jesus. Aprendizagem na cibercultura: um novo olhar sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação digital no contexto educativo ubíquo. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 3, p. 17-28, jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2NXMbTM. Acesso em: 16 jan. 2024.

SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, p. 69-74, dez. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4802. Acesso em: 16 jan. 2024.

SILVA, Marinilson Barbosa. O processo de construção de identidades individuais e coletivas do ser-tutor no contexto da educação a distância. Tese de doutorado-UFRGS, Porto Alegre, 2008. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15341/000671437.pdf?sequence=1 Acesso 02 de jan. de 2024.

SOTERO, Elaine; COUTINHO, Brenda. Memes, tecnologias e educação: ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 67–84, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50564. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50564. Acesso em: 15 dez. 2023.

SOUSA, Joana Dourado França de; COUTO, Edvaldo Souza. PEDAGOGIAS DE MEMES NO INSTAGRAM. In: OLIVEIRA, K. E., PORTO, C., and SANTOS, E., eds. Memes e educação na cibercultura [online]. Ilhéus: EDITUS, 2022, 208 p. ISBN: 978-65-86213-92-8. https://doi.org/10.7476/9786586213911.. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf.: Acesso em: 15 dez. 2023.

SOUSA, Mauricio de. O papel do tutor: a experiência da tutoria no curso semipresencial da pedagogia Unesp/Univesp. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9366/6217. Acesso em : 02 jan. 2024

SOUSA, M. de. O papel do tutor: a experiência da tutoria no curso semipresencial da pedagogia UNESP/UNIVESP. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i17.9366. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9366. Acesso em: 10 maio. 2024.

SOUSA, Cíntia Maria Barbosa de. Estratégias de referenciação: análise dos stickers nas interações de universitários no whatsapp. 2020 In: Anais do VII Colóquio sobre Gênero e Texto (COGITE). Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/ancogite/article/view/11601. Acesso em: 16 jan. 2024.

SOUSA, Carlos Fabiano de. Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.15, n. 1, p. 127-148, jan./abr. 2013. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20130011/2743. Acesso em: 16 já. 2024.

TORRES, Ton. O fenômeno dos memes. Cienc. Cult., São Paulo, v. 68, n. 3, p. 60-61, Sept. 2016. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000300018&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2023.

Publicado
2024-06-28
Como Citar
de Sousa Junior, R., Barreto, R., & Lopes Barroso Pinto, L. J. (2024). Explorando o universo da comunicação híbrida: os memes sob a perspectiva dos tutores da educação a distância . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 148-166. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20033