Tecnologias digitais e Ensino Médio em Mato Grosso: o impasse entre a proibição e o estímulo

Resumo

Este artigo objetiva discutir a temática das Tecnologias Digitais na educação, considerando a Cultura Digital e a legislação estadual que proíbe as tecnologias em sala de aula, exceto se tiverem comprovada finalidade pedagógica. A partir da subjetividade presente na exceção, indaga-se: é viável tal proibição? O presente estudo explora a legislação do estado de Mato Grosso, por meio do diálogo com autores que investigam aspectos característicos da Cultura Digital, compartilhados pelos jovens do Ensino Médio. O redimensionamento de políticas educacionais voltadas à etapa, a partir do governo Michel Temer, tornam ainda mais necessário problematizar a compreensão da visão que se institui sobre a presença das tecnologias digitais na educação das juventudes. A partir de fontes bibliográficas e documentais, inclusive notícias oficiais, os resultados indicam que a Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso explicita a intenção de aproximar os estudantes da tecnologia, por meio da aquisição de equipamentos, como chromebooks, com a visão de que esses artefatos constituir-se-ão em um apoio no processo de ensino-aprendizagem centrado no estudante. Registra-se também o convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e a Fundação Getúlio Vargas, envolvendo a aquisição da Plataforma FGV Ensino Médio, que disponibiliza simulados on-line voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se o aprofundamento da concepção das Tecnologias Digitais na educação, por meio da formação cidadã, perpassada na contemporaneidade pelo viés digital. Assim, a proibição parece negar a cultura do tempo presente, da qual a escola é parte.

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Biografia do Autor

Eveline Ferreira de Moraes, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT)

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade de Cuiabá (2009). Atualmente é professora da Escola Estadual de Tempo integral Clêinia Rosalina de Souza. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTece). 

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos, como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto e Rio Claro, como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EaD). Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT). Tem experiência com pesquisas na área de Educação, com ênfase em política educacional e Ensino Médio e Educação a Distância (EaD). Atua junto à Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC). Membro do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (LETECE), Instituto de Educação/UFMT.

Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente substituta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Instituto de Educação (IE), departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT (2020). Especialista em Informática na Educação pela UFMT (2011). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER) (2009). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) (2007). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTECE). Membro da Rede de Pesquisa "Qualidade e Regulamentação no contexto da Educação Aberta Flexível ou a Distância - Brasil - Internacional" e do projeto de pesquisa "Cultura Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação: entre outros e novos conhecimentos e práticas pedagógicas". Representante discente na Comissão de Comunicação e Tecnologias do PPGE/UFMT. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Ferreira de Moraes, E., Casagrande, A. L., & Maieski, A. (2024). Tecnologias digitais e Ensino Médio em Mato Grosso: o impasse entre a proibição e o estímulo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 352-368. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20126