Engagement estudantil: narrativas autobiográficas de um estudante do curso de pedagogia

Resumo

O estudo aborda o engagement estudantil no contexto do Curso de Pedagogia. Desse modo, definiu-se como problema de pesquisa: como o engagement estudantil repercute na formação de um estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana (UFN)? Com esse propósito, o objetivo geral da investigação buscou analisar o engagement na perspectiva do estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana, Santa Maria/RS. Especificamente, tem-se os seguintes objetivos: a) caracterizar o engagement estudantil no contexto da Educação Superior; b) reconhecer as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a formação do estudante em Pedagogia; e c) identificar as políticas institucionais promotoras do engagement estudantil do Curso de Pedagogia; d) relacionar a trajetória pessoal acadêmica do autor às dimensões do engagement estudantil no ensino superior por meio do diário formativo. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional entre a Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS, sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras e Engagement Estudantil na Educação Básica e Superior. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e apoiada no método autobiográfico. As narrativas autobiográficas foram produzidas a partir da escrita do Diário Formativo. Constatou-se que o engagement estudantil na Educação Superior se dá por meio da multidimensionalidade (cognitiva, comportamental, agêntica e emocional), o que qualifica a aprendizagem e a formação acadêmica e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deividi Fernando Borges da Cunha, Universidade Franciscana (UFN)

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS.

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Curso Pós-Graduação em Ensino Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN).

Referências

ABDULLAH, Maria Chong; TEOH, HC; ROSLAN, Samsilah; ULI, Jegaki. Student Engagement: Concepts, Development and Application in Malaysian Universities. Journal of Educational and Social Research, Rome-Italy, v. 5 n.2 May 2015.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ALBANAES, Patrícia et al. Do trote à mentoria: levantamento das possibilidades de acolhimento ao estudante universitário. Revista Brasileira Orientação Profissional, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 143-152, dez. 2014.

ANASTASIOU, Léo das Graças Camarco; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos de estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2015.

ASPEÉ, Juan Elías; GONZÁLEZ, José.; CAVIERES-FERNÁNDEZ, Eduardo. El compromiso estudiantil en Educación Superior como agencia compleja. Formación Universitaria, La Serena, v. 11, n. 4. p. 95-108, 2018.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: por uma antropologia da mobilidade. Maceió: Editora Unesp/UFAL, 2010.

BELCHIOR, Maria Helena da Silva; SILVA, Ana Rosa Calvalcante; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Compartilhando experiência em sala de aula à luz do engajamento e da liderança estudantil: um estudo do autorreconhecimento dos acadêmicos do curso de hotelaria da UFPE, Brasil. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, p. 306-325, jul.-dez. 2018.

COELHO, Geide Rosa; AMANTES, Amanda. A influência do engajamento sobre a evolução do entendimento dos estudantes em eletricidade. Revista Electrónica de Enseñnza de Las Ciencia, v. 13, n. 1, p. 48-72, 2014.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social no Brasil. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social. Anais... 1., 2006.

CRESWELL, John Ward. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uira. Metodologia Científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel, 2003.

FARIA, Alexandre Fagundes. Engajamento de estudantes em atividade de investigação: estudo e aula de física do ensino médio. 2008. 128p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FRIEDRICKS, Jennifer; BLUMENFELD, Phylis; PARIS, Alison. School engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Education Research, v. 74, n.1, p. 59-109. 2004.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

GONZÁLEZ, Maria Tereza; CUTANDA, Maria Trindade. La formacíon del professorado y la implicación (engafement) de los alunos em su aprendizaje. Revista Iberoamericana de educacíon, 69 (Extra-2), 9-24. 2015.

IRALA, Valesca Brasil.; OLIVEIRA, Gerson Lima. As múltiplas abordagens sobre engajamento de estudantes: um estudo descritivo a partir da plataforma SciELO. In: RIGO, Rosa Maria; MOREIRA, José António Marques; Trindade, Sara Dias (Orgs.) Engagement acadêmico no ensino superior: proposições e perspectivas em tempos de Covid-19. Porto Alegre: UFCSPA, 2020, p.105-138.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KAHU, Ella. Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, v. 38, n. 5, p. 758-773, 2013.

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Engagement estudantil e percursos formativos no ensino Superior. In: ZABALA, Miguel; MENTGES, Manuir; VITORIA, Maria Inês Côrte (Orgs.). Engajament na educação superior: conceitos, significado e contribuições para universidade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, p. 85-98.

LEITE, Fabiane. Diário de Bordo em aulas de Epistemologia: contribuições na formação inicial de professores de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 125- 133, 21 nov. 2019.

MARTI, Nathan. Dimension of student engagement in american community colleges: using the community colleges: using the community colleges student report in research and practice. Community College Survey of Student Engagement, USA, 2009.

MARTINS, Leticia Martins; RIBEIRO, José Luiz Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avalição. Campinas: Articles, 2017.

MCCLENNEY, Kay; MARTI, Nathan; ADKINS, Courtney. Student engagement and student outcomes: key findings from” CCSSE” validation research. Community College Survey of Student Engagement, USA, 2012. College Journal of Research and Practice, USA, n. 33, p. 1-24, 2009.

PASCARELLA, Ernest; TERENZINI, Patrick. How College Affects Students: a third decade of research. San Francisco: Jossey-Bass, 2005. v. 2

REEVE, John. TSENG, Ching Mei. Agency as a fourth aspecto f students’ engajement during leaning activities. In: Contemporary educational psychology, 36(4), 257-267. 2011.

RIGO, Rosa Maria; VITORIA, Maria Inês Côrte; MOREIRA, José António Marques. Engagement acadêmico: retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidade). In: RIGO, Rosa Maria; VITORIA, Maria Inês Côrte; MOREIRA, José António Marques. Promovendo o engagement estudantil na educação superior: reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 15-33.

SALVA, Sueli. Narrativas da Vivência Juvenil Feminina: histórias e poéticas produzidas por jovens de periferia urbana de Porto Alegre. 2008. 395p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

UFN, Universidade Franciscana. Projeto político pedagógico do Curso de Pedagogia, Santa Maria, RS. Disponível em: file:///C:/Users/Microsoft/Downloads/PPC_534_01-06-2022.pdf

WYZYKOWSKI, Tamini; GÜLLICH, Roque; BOSZKO, Camila. A investigaçãoação como propulsora da formação e da iniciação à docência em Ciências e Biologia. In: GÜLLICH, Roque I. C.; HERMEL, Erica. Educação em Ciências e Matemática: pesquisa e formação de professores. Chapecó: Editora UFFS, 2016, p. 285-304.

Publicado
2025-01-02
Como Citar
Cunha, D. F. B. da, & Marquezan, F. F. (2025). Engagement estudantil: narrativas autobiográficas de um estudante do curso de pedagogia . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 168-188. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20687