Reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem voltado à competência leitora nos anos finais do ensino fundamental

Resumo

A educação vem passando por profundas transformações, no caso brasileiro desde a Constituição Federativa de 1988, em que vem sendo disseminado nos sistemas educacionais o ensino por competências. Organizações internacionais têm influenciado neste cenário e o Brasil tem adequado suas leis e normativas para uma educação nesta perspectiva. Essas competências estão ligadas à pretensão em dar funcionalidade ao que se aprende, e neste contexto, é preciso refletir sobre o fato de que a leitura atua na formação do ser humano, porém muitas das vezes é interpretada apenas como uma exigência da escola, e diante dessa visão utilitarista da educação por competências, centra-se na finalidade de avaliar os estudantes, e em muitos casos, meramente para levantamentos de índices. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é dialogar a respeito do processo ensino e aprendizagem baseado na Competência Leitora nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, metodologicamente, o estudo foi desenvolvido por meio da Revisão de Literatura. Diante das reflexões, compreende-se que o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da leitura precisa ser coerente e produtivo na escola, pois pode tornar-se algo que provoca desmotivação no estudante. Isso traz muitos prejuízos, e nos Anos Finais do Ensino Fundamental acaba refletindo de maneira negativa, uma vez que, os alunos podem perder o encanto pela leitura, deixando de ler. Nessa fase do ensino os estudantes realizam avaliações externas que medem a competência leitora e o Brasil não tem apresentado uma realidade satisfatória, assim, são necessárias mudanças neste cenário.

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
Barbosa Nogueira, D. B., & Antônio Rodrigues, L. A. (2024). Reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem voltado à competência leitora nos anos finais do ensino fundamental. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 134-147. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21005
Seção
Artigos de fluxo contínuo