A mediação social das crianças migrantes na América Latina e Caribe: perspectivas transnacionais

Resumo

Este estudo de métodos mistos discute a participação das crianças migrantes latino-americanas e caribenhas na socialização de adultos nos países de destino da migração. Destaca-se sua agência na mediação cultural, social e linguística entre suas famílias e a sociedade de destino, enfatizando seu papel como sujeitos ativos nos processos de deslocamento. Sob uma perspectiva transnacional e respaldada na interculturalidade e decolonialidade, reconhece-se que os processos implicados nas migrações vão além de fronteiras geográficas, chegadas e partidas. As discussões se amparam na Sociologia da Infância, destacando a importância da agência das crianças de origem migrante nas estruturas familiar e social, bem como seu protagonismo. Destaca-se o crescimento das matrículas escolares de crianças migrantes observado nos Microdados do Censo Escolar, os quais refletem sua presença na sociedade brasileira. A mediação linguística das crianças é discutida ressaltando seu papel no auxílio à família em questões burocráticas e sociais. O cuidado com a família é destacado como motivação central das crianças latino-americanas e caribenhas na mediação linguística e social. A pesquisa aponta para a necessidade de mais estudos que explorem a experiência das crianças migrantes, reconhecendo sua importância na construção e mediação das relações transnacionais e interculturais.

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Biografia do Autor

Deborah Piego, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Sabrina Leite Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2024-10-30
Como Citar
Piego, D., & Santos, S. L. (2024). A mediação social das crianças migrantes na América Latina e Caribe: perspectivas transnacionais . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 22-39. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21024