Educação sexual na perspectiva da educação especial e inclusiva: uma revisão bibliográfica
Resumo
Estudos apontam para um intenso déficit na Educação Sexual de pessoas com deficiência, principalmente deficiência intelectual (DI), levando esses indivíduos a manterem vários conceitos equivocados sobre sexualidade, o que faz com que o sexo inseguro e a vitimação por abuso sexual ocorra com mais frequência entre esse público. Diante desse cenário, esse trabalho tem como relevância e finalidade, fortalecer o debate sobre a Educação Sexual de pessoas com DI e desenvolver uma base de conhecimento, que possa ajudar professoresa fornecer Educação Sexual de qualidade. Para isso, elegeu-se a pesquisa bibliográfica como metodologia de investigação. Os resultados mostram que pessoas com DI, não têm tido Educação Sexual de qualidade, seja em casa, ou na escola, comprometendo assim a vivência da sua sexualidade. Conclui-se que é de suma importância a inserção de conteúdos sobre Educação Inclusiva e Educação Sexual nas grades curriculares dos cursos de graduação em Licenciatura, para que os professores possam trabalhar interiormente suas questões sexuais, preconceitos e tabus, e adquirir os conhecimentos e estratégias necessárias para mediar a Educação Sexual de pessoas com DI.
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