A organização de atividades pedagógicas para bebês e crianças pequenas na educação infantil

Resumo

O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa “Teoria Histórico-Cultural e o desenvolvimento do psiquismo na Educação Escolar: contribuições de Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin e Galperin para a formação humana”, e do Grupo de Pesquisa “Formação práxis e emancipação na aprendizagem escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano - FOCO”. Objetiva-se investigar a contribuição da Teoria Histórico-Cultural e da proposta pedagógica de Galperin para a aprendizagem e o desenvolvimento em bebês e crianças na Educação Infantil. Portanto, cabe questionar: De que forma a Teoria Histórico-Cultural e a proposta pedagógica de Galperin podem contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento em bebês e crianças na Educação Infantil? A pesquisa configura-se como natureza qualitativa, com caráter descritivo e enfoque teórico, fundamentada em revisão bibliográfica. A seleção das obras ocorreu de forma intencional, considerando a relevância dos autores para a compreensão da Teoria Histórico-Cultural e da proposta pedagógica de Galperin. O resultado deste trabalho afirma a possibilidade do desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir da metodologia de Galperin entendendo a importância da mediação do adulto no desenvolvimento infantil e a produção do conhecimento por meio da interação social.

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Biografia do Autor

Mariana Amalia da Costa Cabrioti, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Graduação em andamento em Pedagogia pela UEL e Graduaçda em Ciências Econômicas pela UEL.

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares, com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Marina Colhado Cabral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Graduação em Bacharelado em Artes Visuais: Pintura, Gravura e Escultura. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Brasil; Graduação em Pedagogia, SENAC, São Paulo, Brasil.

Luciana Alvares Ribeiro Bueno de Oliveira , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Cabrioti, M. A. da C., Barros, M. S. F., Cabral, M. C., & Oliveira , L. A. R. B. de. (2025). A organização de atividades pedagógicas para bebês e crianças pequenas na educação infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 196-213. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22782
Seção
Artigos de fluxo contínuo