Modos de subjetivação discente no programa de pós-graduação em educação em ciências (PPGECI)
Resumo
Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que objetiva apontar e problematizar as subjetividades e modos de subjetivação discente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPgECi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, foram analisados enunciados que emergiram das entrevistas realizadas com quatro discentes do Programa. Busca-se problematizar as linhas saber-poder que atravessam as discentes; identificar quais as técnicas, entendidas como linhas de fuga e tecnologias do eu, são acionadas para lidar com o que as aperta dentro do programa; e identificar que modos de subjetivação discente emergem do embate entre as forças. Tais conceitos são discutidos a partir das teorizações dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze, bem como de seus comentadores. São apontadas algumas linhas de segmentaridade: duras, flexíveis e linhas de fuga. As linhas duras remetem aos regulamentos e normas que permeiam o campo do saber e produzem comportamentos; as linhas flexíveis aparecem como reajustes que as discentes fazem diariamente para lidar com o que as aperta; e as linhas de fuga são os novos modos de existir e vivenciar a pós-graduação. As linhas de força que atravessam a pós-graduação geram tensões como as relacionadas a uma racionalidade produtiva, ao sistema burocrático, às pressões de gênero. Conclui-se que tais linhas não apenas estruturam práticas na pesquisa, mas também abrem possibilidades para pensar formas de subjetivação na pós-graduação.
Downloads
Referências
AUTOSSUPERAÇÃO. Entrevista III. [mar. 2024]. Entrevistadora: Aline da Rosa Kroth. Porto Alegre, 2024. 1 arquivo .mp4 (59 min.). Entrevista concedida ao Projeto: Modos de subjetivação articulados aos modos de produzir ciência pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi).
BARREIRO, Mateus Freitas; CARVALHO, Alonso Bezerra; FURLAN, Marta Regina; A arte e o afeto na inclusão escolar: potência e o pensamento não representativo; universidade estadual paulista - unesp; universidade estadual de londrina - uel; Brasil, 2018.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CAVALCANTE, Diego Marques. O procedimento da criação: imanência e produção de diferença em Gilles Deleuze e Félix Guattari. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 13, nº 3, pp. 81-107, 2020.
CRIATIVIDADE. Entrevista IV. [abr. 2024]. Entrevistadora: Aline da Rosa Kroth. Porto Alegre, 2024. 1 arquivo .mp4 (50 min.). Entrevista concedida ao Projeto: Modos de subjetivação articulados aos modos de produzir ciência pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi).
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998. 184 p. Disponível em: https://laclifep.unicap.br/wp-content/uploads/2020/10/Deleuze_e_Claire_Parnet_-Dia%CC%81logos-1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2025.
FORÇA E VITALIDADE. Entrevista II. [mar. 2024]. Entrevistadora: Aline da Rosa Kroth. Porto Alegre, 2024. 1 arquivo .mp4 (55 min.). Entrevista concedida ao Projeto: Modos de subjetivação articulados aos modos de produzir ciência pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi).
GALLO, Silvio. Cuidado de si no último Foucault - apresentação Michel Foucault e a construção conceitual do cuidado de si; Linha Mestra, v. 13, n. 37, p. 5-12, 2019.
GOMES, Carlysson Alexandre Rangel; SILVA, Aline Kelly; CAVALCANTE, Larissa de Moura; HUNING, Simone Maria. Diálogos da Psicologia com Michel Foucault. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
GUIMARÃES, Ivo Venerotti; RIBEIRO, Viviana. Notas para Pensar o Sujeito: Geografia Humanista com Deleuze e Guattari. Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies – XXII (2): 148-155, jul-dez, 2016.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 5. ed. Loyola: São Paulo, 1999.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
SANTOS, Zamara Araújo. Entre máquinas: a produção maquínica de Deleuze e Guattari. Revista Trágica: estudos das filosofias da imanência. Rio de Janeiro, v. 14 n 2 pp. 55-73, 2021.
SILVA, Daniella Thiemy Sada da. Um estudo sobre enunciados que permeiam a permanência e a não permanência de alunos no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. 2020. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/217477. Acesso em: 24 nov. 2025.
TRANSVALORAÇÃO. Entrevista I. [mar. 2024]. Entrevistadora: Aline da Rosa Kroth. Porto Alegre, 2024. 1 arquivo .mp4 (54 min.). Entrevista concedida ao Projeto: Modos de subjetivação articulados aos modos de produzir ciência pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi).
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




