Protetores do meio ambiente em ação: as aulas de educação física na educação infantil durante o estágio curricular supervisionado

Resumo

A Educação Física, assim como as demais áreas do conhecimento, desempenha um papel essencial na formação integral das crianças, incluindo a conscientização ambiental. Neste contexto, o presente relato de experiência descreve as intervenções realizadas durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, nas aulas de Educação Física, em um Núcleo de Educação Infantil Municipal, com uma turma de 20 crianças do Grupo 4. O objetivo do estudo foi utilizar jogos e brincadeiras como ferramentas para promover a conscientização sobre a preservação ambiental. As atividades exploraram temas como biodiversidade animal, descarte adequado de resíduos sólidos, reciclagem, desmatamento, plantio de sementes e preservação das praias. Apesar dos desafios enfrentados, as avaliações ao final de cada aula indicaram resultados positivos, evidenciando o engajamento das crianças e a assimilação dos conteúdos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubia Truppel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária (UDESC) e Graduanda em Educação Física Licenciatura (UDESC); Professora Federação Catarinense de Basketball; Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; E-mail:rubia truppel@hotmail.com

Elisângela Cândido , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduanda em Educação Física Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Graduada em Administração;  Florianópolis, Santa Catarina, Brasil;  E-mail: zan.candido@hotmail.com

Alessandra Catarina Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestra em Ciências do Movimento Humano (UDESC) Professora da Rede Estadual de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; E-mail: alessandracatarinamartins@gmail.com

Franciane Maria Araldi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Ciências do Movimento Humano (UDESC)
Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade
do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0526-127X
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Email: franciane.m.araldi9@gmail.com

Referências

ABREU, Marise Jeudy Moura de; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Relações entre educação ambiental e educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba. Revista de Educação Pública, [s. l.], v. 23, n. 54, p. 853–873, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v23n54/v23n54a10.pdf. Acesso em: 19 mai. 2025.

BOAVENTURA, Daniela Rosa; LACERDA, Léia Teixeira. Relações de gênero na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras nas aulas de educação física. In: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA. [s. l.]: Editora Científica Digital, 2022. p. 167–181. Disponível em:https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220308238.pdf. Acesso emCIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 13o SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, [s. l.], v. 15, n. 2, 2023. Disponível: https://www1.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/relato_experiencia_edu_a_educacao_ambiental_formacao_profe.pdf. Acesso em: 20 abr. 2025.

DELMANTO, Dileta; FAUSTINONI, Luiza Esmeralda. Os relatos de prática e sua importância no processo de produção e socialização do conhecimento. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 6o ao 9o ano: currículo em debate–Relatos de Práticas Pedagógicas., [s. l.], p. 10–12, 2009.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1608-7. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/jsyVvV6SrWHrYJNVsJpFBJg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 abr. 2025.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sophia; GIARDINA, Michael David. Disciplining qualitative research 1. International Journal of Qualitative Studies in Education, [s. l.], v. 19, n. 6, p. 769–782, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/09518390600975990. Disponível: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09518390600975990. Acesso: 20 abr. 2025.

GUIMARÃES, Alexandre Magno. Meio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.

FREITA, Natália Teixeira Ananias; MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS: as concepções de professoras de educação infantil. Colloquium Humanarum, v. 17, n. 1, p. 13-25, 18 maio 2020. Associacao Prudentina de Educacao e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h455. Disponível: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3340/2984. Acesso: 15 out. 2025.

GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane Monteiro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a importância deste debate na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 5, 16 dez. 2014. Universidad Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/2236130814958. Acesso: 15 out. 2025.

INÁCIO, Humberto Luís de Deus; MORAES, Thais Messias; SILVEIRA, Amanda Batista da. Educação Física e educação ambiental: Refletindo sobre a formação e atuação docente. Conexões, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 1–23, 2013. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/258/o/Educa____o_F__sica_e_Educa____o_Ambiental-refletindo_sobre_a_forma____o_e_a_atua____o_docente.pdf. Acesso em: 20 abr. 2025.

KOUSAR, Shazia; AFZAL, Muhammad; AHMED, Farhan; BOJNEC, Štefan. Environmental Awareness and Air Quality: The Mediating Role of Environmental Protective Behaviors. Sustainability, [s. l.], v. 14, n. 6, p. 3138, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14063138. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/6/3138. Acesso em: 20 abr. 2025.

MARTINS, Camila; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Atividades de educação ambiental para a conservação da fauna silvestre: uma experiência no ensino infantil de escola municipal de São Carlos - SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [s. l.], v. 8, n. 6, 2012. Disponível em: https://arquivo.ambiente.sp.gov.br/cea/2016/08/R18.pdf. Acesso em: 20 abr. 2025.

NEIRA, Marcos Garcia. Relatos de experiência com o currículo cultural da Educação Física: formando professores e professoras no “chão da escola. Educação Física cultural: relatos de experiência, [s. l.], p. 9–19, 2018.

OLIVEIRA, Poliana Maciel de; ESTEVAM, Stênio Maia; MAIA, Ubilina Maria da Conceição. A Educação Física e Educação Ambiental: uma análise sobre a construção de brinquedos com materiais reciclados no Espaço Escolar. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 8, p. e243985318, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/RSD-V9I8.5318. Disponível em:https://rsdjournal.org/rsd/article/view/5318/4756 Acesso em: 20 abr. 2025.

PAIXÃO, Jairo Antônio da. Educação ambiental na educação básica: elementos para se pensar o trato da dimensão ambiental nas aulas educação física. Horizontes, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 197–208, 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.484. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/484 Acesso: 19 mai 2025.

PINHEIRO, Cézar Di Paula Da Silva; ROSA, Carla Lorena Sandim Da; AGUIAR, Albert Ferreira; NASCIMENTO, Juliana Cristina Silva Do; REIS, Paulo Sérgio Góes; GUSMÃO, Mônica Trindade Abreu De; NASCIMENTO, Mônica Nazaré Corrêa Ferreira. Educação Ambiental na EEEF Virgílio Libonati, Belém-PA: um relato de experiência. Educação Ambiental em Ação, [s. l.], v. 17, n. 64, 2018. Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3268 Acesso: 19 mai 2025.

RIGHI-CAVALLARO, Karina Ocampo; FOGAÇA, Gean Felipe de Souza; CAVALLARO, Marcel Rodrigo. Corrida da reciclagem: um jogo abordando os resíduos sólidos. Educação Ambiental em Ação, [s. l.], v. 18, n. 69, 2019.

Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3808 Acesso: 19 mai 2025.

SABEDRA, Allison Pintos; HERGESSEL, Andrei; FIALHO, Caroline Xavier; CIPRIANO, Danielly; MAIDANA, Luan Machado. Caminhos para explorar a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. REVES - Revista Relações Sociais, [s. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13541-01-11e Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/13541 Acesso: 19 mai 2025.

SOARES, Carmen Lúcia; COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. [s. l.], 1992.

TEKSOZ, Gaye Tuncer. Managing air pollution: How does education help. The impact of air pollution on health, economy, environment and agricultural sources, [s. l.], v. 1, p. 397–422, 2011.

ZAFAR, Muhammad Wasif; QIN, Quande; MALIK, Muhammad Nasir; ZAIDI, Syed Anees Haider. Foreign direct investment and education as determinants of environmental quality: The importance of post Paris Agreement (COP21). Journal of Environmental Management, [s. l.], v. 270, p. 110827, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2020.110827. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301479720307581. Acesso em: 20 abr. 2025.:19 mai. 2025.

BRASIL. LEI N 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 20 abr. 2025.

CARACCI, Elisa; CANALE, Laura; BUONANNO, G; STABILE, Luca. Effectiveness of eco-feedback in improving the indoor air quality in residential buildings: Mitigation of the exposure to airborne particles. Building and Environment, [s. l.], v. 226, p. 109706, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2022.109706. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360132322009362. Acesso em: 20 abr. 2025.

DE PAULA, Adriana Aparecida; OLIVEIRA, Evelise Pereira; PAULO, Hélia Patrícia Batista de; MENDES, Maria Aparecida Lúcio; SOBRINHO, Jair Silva. Relato de experiência: educação ambiental nos anos iniciais. 16o JORNADA

Publicado
2025-12-12
Como Citar
Truppel, R., Cândido , E., Martins , A. C., & Araldi, F. M. (2025). Protetores do meio ambiente em ação: as aulas de educação física na educação infantil durante o estágio curricular supervisionado. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 221-240. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23427
Seção
Artigos de fluxo contínuo