Atuação clínica do neuropsicopedagogo: funções executivas e ambientais no desenvolvimento infantil
Resumo
O aumento de queixas de dificuldades de aprendizagem e de transtornos do neurodesenvolvimento tem evidenciado o papel do neuropsicopedagogo clínico na avaliação e intervenção com crianças, sobretudo no que se refere às Funções Executivas (FEs) e aos fatores ambientais que as modulam. Ainda há, porém, lacunas na literatura quanto à sistematização dessa atuação em ambiente clínico, historicamente mais descrita no contexto escolar. Este artigo tem por objetivo analisar a atuação clínica do neuropsicopedagogo no desenvolvimento infantil, com foco nas FEs e na consideração técnica dos contextos de desenvolvimento. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, baseado em revisão bibliográfica nas bases National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), entre 2014 e 2024, totalizando 16 publicações examinadas por Análise de Conteúdo. Os achados foram organizados em duas categorias: (i) Avaliação e intervenção em Funções Executivas, evidenciando o uso de protocolos padronizados, atividades lúdicas e estratégias de mediação cognitiva voltadas à atenção, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento e regulação comportamental; e (ii) Fatores Influentes e Contextuais nas Funções Executivas, ressaltando o impacto de rotinas familiares, práticas escolares, condições socioeconômicas e qualidade das interações cuidador-criança. Concluímos que a explicitação dessa atuação clínica oferece um quadro conceitual para orientar práticas e futuras investigações.
Downloads
Referências
BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil; [1977] 2016.
BARROS, Priscila Magalhães; HAZIN, Izabel. Avaliação das Funções Executivas na Infância: Revisão dos Conceitos e Instrumentos. Psicologia em Pesquisa, UFJF, 7(1), 13-22. 2013. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v7n1/v7n1a03.pdf. Acesso em: 21 nov. 2025.
CAMPANHOLO, Kenia Repiso et al. Impact of sociodemographic variables on executive functions. Dement Neuropsychol 2017 March;11(1):62-68. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/CytgfgvSHzsvSn5MdmyCgKH/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 nov. 2024.
CARDOSO, Caroline de Oliveira et al. Program for the Neuropsychological Stimulation of Cognition in Students: Impact, Effectiveness, and Transfer Effects on Student Cognitive Performance. Front Psychol. 2019 Aug 13;10:1784. doi: 10.3389/fpsyg.2019.01784. PMID: 31456710; PMCID: PMC6700286.
DOELLINGER, Patrícia von. Prematuridade, Funções Executivas e Qualidade dos Cuidados Parentais: Revisão Sistemática de Literatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 33, 1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/nYmqX5tq747Jsmcymjbgnfb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.
ELAGE, Glauce Karine Conti de Freitas; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Evidências de Validade do Teste Informatizado para Avaliação das Funções Executivas. Psicologia: Ciência e Profissão 2023 v. 43, e244422, 1-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/3BjLt5HmJM4LgSCSV6gqXKM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.
FONSECA, Vitor da. A Educabilidade Cognitiva e a Neuropsicopedagogia: novos paradigmas da educação. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2021.
FREITAS, Marcella Lopes de Oliveira; CASSIOLATO, Isabelle Alves; CARON, Lilian. Desenvolvimento de funções executivas: impactos e contribuições para a aprendizagem. Caderno PAIC, [S. l.], 2024. Disponível em: https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/593. Acesso em: 22 nov. 2024.
GENTIL-GUTIÉRREZ Ana et al. Executive Functions in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder, Grade 1 and 2, vs. Neurotypical Development: A School View. Int J Environ Res Public Health. 2014 Jun 29;19(13):7987. doi: 10.3390/ijerph19137987. PMID: 35805641; PMCID: PMC9265427.
GERMANO, Giseli Donadon; BRITO, Laura Bastos; CAPELLINI, Simone Aparecida. The opinion of parents and teachers of students with learning disorders regarding executive function skills. Rev. CEFAC. 2017 Set-Out; 19(5):674-681.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
GONÇALVES, Ana Paula Bresolin et al. Executive functions assessment in patients with language impairment A systematic review. Dement Neuropsychol. 2018, 12(3):272-283. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/Tkq9CbZFS4mDFpYCpT8tnLK/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 nov. 2024.
KHANJANKHANI, Elahe et al. The effect of BAPNE Body Percussion exercises on the balance and the executive functions of DCD children: a preliminary study. Per Musi, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35699/2317-6377.2024.49095. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/49095. Acesso em: 20 nov. 2024.
LIMA, Andrea Bandeira de et al. Clinical and neuropsychological assessment of executive function in a sample of children and adolescents with idiopathic epilepsy. Arq Neuropsiquiatr. 2014 Dec;72(12):954-9. doi: 10.1590/0004-282X20140191. PMID: 25517644.
MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva; MINETTO, Maria de Fátima Joaquim; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Funções executivas na dislexia do desenvolvimento revendo evidências de pesquisas. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, 23(3), 439-454. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/8WV849rRR6bZBKfcVMNP7Wq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.
MELO, Tatyane Valentim; NASCIMENTO, Ana Paula Rodrigues do. Intervenção neuropsicopedagógica em funções executivas para a estimulação do desenvolvimento infantil. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, 9(2). 2023. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/1089. Acesso em: 15 nov. 2024.
MENEZES, Amanda et al., Intervention for executive functions in attention deficit and hyperactivity disorder. Arq Neuropsiquiatr. 2015 Mar;73(3):227-36. doi: 10.1590/0004-282X20140225. PMID: 25807129.
MIRANDA, Débora Marques de; MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes. O Pré Escolar. 3. ed. – São Paulo, SP: Hogrefe, 2022.
MÔNEGO, Bruna Gomes et al. Major Depressive Disorder: A Comparative Study on Social-Emotional Cognition and Executive Functions. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 38(38). 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/G69FyZkbTfswhws6w5v3p7J/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 nov. 2024.
OLIVEIRA, Ana Luisa Silva de et al. Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren. Paidéia (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil, 26(64), 215–223, 2016. DOI: 10.1590/1982-43272664201609. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178. Acesso em: 20 nov. 2024.
OLIVEIRA, Sabrina David de; ELIAS, Nassim Chamel. A Correlational Study Between Executive Functions and Conditional Discriminations in Children with Autism. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 39 (39). 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fmv4Nrt94yJMbjg3Y3KFZbG/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 nov. 2024.
PEREIRA, Estephane Enadir Lucena Duarte et al. Executive Functions in Children with ADHD and/or Reading Difficulty. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 36. e3623. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/7bV86WLMCDf36KQSTHsqkYq/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 nov. 2024.
QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 631-643. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/M9Z53gKXbYnTcQVk9wZS3Pf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2025.
RHODEN, Géssica Müller; HENNEMANN, Ana Lúcia. Funções executivas - construtos importantes para a intervenção neuropsicopedagógica. Novo Hamburgo, 03 abr/ 2020. Disponível em: https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2020/04/funcoesexecutivas-construtos.html. Acesso em: 15 nov. 2024.
SALLES, Jerusa Fumagalli de; PAULA, Fraulein Vidigal de. Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, 62, 53-67, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/VfxkGbJJ8vrp4VHsL9fxbFn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.
SILVA, Sandro et al. Environmental characteristics, nutritional and executive functions in children of 6 to 7 years. Brazilian Journal of Biology, 2023, 83, e248778. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjb/a/BV6vxxXjg9PwXCxNJQBRQHp/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 nov. 2024.
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




