Atuação clínica do neuropsicopedagogo: funções executivas e ambientais no desenvolvimento infantil

Resumo

O aumento de queixas de dificuldades de aprendizagem e de transtornos do neurodesenvolvimento tem evidenciado o papel do neuropsicopedagogo clínico na avaliação e intervenção com crianças, sobretudo no que se refere às Funções Executivas (FEs) e aos fatores ambientais que as modulam. Ainda há, porém, lacunas na literatura quanto à sistematização dessa atuação em ambiente clínico, historicamente mais descrita no contexto escolar. Este artigo tem por objetivo analisar a atuação clínica do neuropsicopedagogo no desenvolvimento infantil, com foco nas FEs e na consideração técnica dos contextos de desenvolvimento. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, baseado em revisão bibliográfica nas bases National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), entre 2014 e 2024, totalizando 16 publicações examinadas por Análise de Conteúdo. Os achados foram organizados em duas categorias: (i) Avaliação e intervenção em Funções Executivas, evidenciando o uso de protocolos padronizados, atividades lúdicas e estratégias de mediação cognitiva voltadas à atenção, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento e regulação comportamental; e (ii) Fatores Influentes e Contextuais nas Funções Executivas, ressaltando o impacto de rotinas familiares, práticas escolares, condições socioeconômicas e qualidade das interações cuidador-criança. Concluímos que a explicitação dessa atuação clínica oferece um quadro conceitual para orientar práticas e futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilcinea dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Faculdade Santo Antônio intérprete de Libras da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Alagoinhas (BA). Alagoinhas, Bahia, Brasil. E-mail: neasantoss@yahoo.com.br 

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).mPesquisadora da área da educação, principalmente em relação à educação de surdos. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: paulagomidespsicopedagogia@gmail.com
Thais Aparecida Santos, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ )
Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Psicóloga. Itapecerica, Minas Gerais, Brasil. E-mail: thaissantospsic@gmail.com.  

Referências

BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil; [1977] 2016.

BARROS, Priscila Magalhães; HAZIN, Izabel. Avaliação das Funções Executivas na Infância: Revisão dos Conceitos e Instrumentos. Psicologia em Pesquisa, UFJF, 7(1), 13-22. 2013. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v7n1/v7n1a03.pdf. Acesso em: 21 nov. 2025.

CAMPANHOLO, Kenia Repiso et al. Impact of sociodemographic variables on executive functions. Dement Neuropsychol 2017 March;11(1):62-68. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/CytgfgvSHzsvSn5MdmyCgKH/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 nov. 2024.

CARDOSO, Caroline de Oliveira et al. Program for the Neuropsychological Stimulation of Cognition in Students: Impact, Effectiveness, and Transfer Effects on Student Cognitive Performance. Front Psychol. 2019 Aug 13;10:1784. doi: 10.3389/fpsyg.2019.01784. PMID: 31456710; PMCID: PMC6700286.

DOELLINGER, Patrícia von. Prematuridade, Funções Executivas e Qualidade dos Cuidados Parentais: Revisão Sistemática de Literatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 33, 1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/nYmqX5tq747Jsmcymjbgnfb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

ELAGE, Glauce Karine Conti de Freitas; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Evidências de Validade do Teste Informatizado para Avaliação das Funções Executivas. Psicologia: Ciência e Profissão 2023 v. 43, e244422, 1-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/3BjLt5HmJM4LgSCSV6gqXKM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

FONSECA, Vitor da. A Educabilidade Cognitiva e a Neuropsicopedagogia: novos paradigmas da educação. Rio de Janeiro, RJ: Wak Editora, 2021.

FREITAS, Marcella Lopes de Oliveira; CASSIOLATO, Isabelle Alves; CARON, Lilian. Desenvolvimento de funções executivas: impactos e contribuições para a aprendizagem. Caderno PAIC, [S. l.], 2024. Disponível em: https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/593. Acesso em: 22 nov. 2024.

GENTIL-GUTIÉRREZ Ana et al. Executive Functions in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder, Grade 1 and 2, vs. Neurotypical Development: A School View. Int J Environ Res Public Health. 2014 Jun 29;19(13):7987. doi: 10.3390/ijerph19137987. PMID: 35805641; PMCID: PMC9265427.

GERMANO, Giseli Donadon; BRITO, Laura Bastos; CAPELLINI, Simone Aparecida. The opinion of parents and teachers of students with learning disorders regarding executive function skills. Rev. CEFAC. 2017 Set-Out; 19(5):674-681.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

GONÇALVES, Ana Paula Bresolin et al. Executive functions assessment in patients with language impairment A systematic review. Dement Neuropsychol. 2018, 12(3):272-283. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/Tkq9CbZFS4mDFpYCpT8tnLK/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 nov. 2024.

KHANJANKHANI, Elahe et al. The effect of BAPNE Body Percussion exercises on the balance and the executive functions of DCD children: a preliminary study. Per Musi, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35699/2317-6377.2024.49095. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/49095. Acesso em: 20 nov. 2024.

LIMA, Andrea Bandeira de et al. Clinical and neuropsychological assessment of executive function in a sample of children and adolescents with idiopathic epilepsy. Arq Neuropsiquiatr. 2014 Dec;72(12):954-9. doi: 10.1590/0004-282X20140191. PMID: 25517644.

MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva; MINETTO, Maria de Fátima Joaquim; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Funções executivas na dislexia do desenvolvimento revendo evidências de pesquisas. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, 23(3), 439-454. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/8WV849rRR6bZBKfcVMNP7Wq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

MELO, Tatyane Valentim; NASCIMENTO, Ana Paula Rodrigues do. Intervenção neuropsicopedagógica em funções executivas para a estimulação do desenvolvimento infantil. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, 9(2). 2023. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaISE/article/view/1089. Acesso em: 15 nov. 2024.

MENEZES, Amanda et al., Intervention for executive functions in attention deficit and hyperactivity disorder. Arq Neuropsiquiatr. 2015 Mar;73(3):227-36. doi: 10.1590/0004-282X20140225. PMID: 25807129.

MIRANDA, Débora Marques de; MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes. O Pré Escolar. 3. ed. – São Paulo, SP: Hogrefe, 2022.

MÔNEGO, Bruna Gomes et al. Major Depressive Disorder: A Comparative Study on Social-Emotional Cognition and Executive Functions. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 38(38). 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/G69FyZkbTfswhws6w5v3p7J/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 nov. 2024.

OLIVEIRA, Ana Luisa Silva de et al. Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren. Paidéia (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil, 26(64), 215–223, 2016. DOI: 10.1590/1982-43272664201609. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178. Acesso em: 20 nov. 2024.

OLIVEIRA, Sabrina David de; ELIAS, Nassim Chamel. A Correlational Study Between Executive Functions and Conditional Discriminations in Children with Autism. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 39 (39). 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fmv4Nrt94yJMbjg3Y3KFZbG/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 nov. 2024.

PEREIRA, Estephane Enadir Lucena Duarte et al. Executive Functions in Children with ADHD and/or Reading Difficulty. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 36. e3623. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/7bV86WLMCDf36KQSTHsqkYq/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 nov. 2024.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 631-643. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/M9Z53gKXbYnTcQVk9wZS3Pf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2025.

RHODEN, Géssica Müller; HENNEMANN, Ana Lúcia. Funções executivas - construtos importantes para a intervenção neuropsicopedagógica. Novo Hamburgo, 03 abr/ 2020. Disponível em: https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2020/04/funcoesexecutivas-construtos.html. Acesso em: 15 nov. 2024.

SALLES, Jerusa Fumagalli de; PAULA, Fraulein Vidigal de. Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, 62, 53-67, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/VfxkGbJJ8vrp4VHsL9fxbFn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2024.

SILVA, Sandro et al. Environmental characteristics, nutritional and executive functions in children of 6 to 7 years. Brazilian Journal of Biology, 2023, 83, e248778. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjb/a/BV6vxxXjg9PwXCxNJQBRQHp/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 nov. 2024.

Publicado
2025-12-12
Como Citar
Reis, D. dos S., Gomides, P. A. D., & Santos, T. A. (2025). Atuação clínica do neuropsicopedagogo: funções executivas e ambientais no desenvolvimento infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 147-169. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23988
Seção
Artigos de fluxo contínuo