FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DE SEMINÁRIOS PERMANETES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Aline Fernanda Ventura Sávio Leite, Ana Paula Fantinati Menegon de Oliveira

Resumo


 

A Formação Continuada dos professores envolve uma continua busca por aperfeiçoamento da ação profissional docente. Visando uma formação continuada voltada para a realidade e as dificuldades da instituição escolar a equipe gestora da escola deve exercer uma gestão democrática que privilegie e defina junto com seus professores o seu currículo, oferecendo autonomia aos docentes. Essa formação continuada deve ser planejada e definida com a participação dos educadores, que devem ter momentos de troca e reflexão com o intuito de contribuírem com suas experiências e práticas para a melhora coletiva da atuação docente nas salas de aula. O presente relato de experiência teve o objetivo de proporcionar uma Formação Continuada aos professores partindo da sua realidade e das suas necessidades por meio de um modelo de formação denominado de Seminários Permanentes capazes de fazer os educadores entrarem em contato com as experiências de outros professores rompendo com o seu isolamento e atingindo uma formação necessária para a sua realidade escolar. Este relato ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os temas dos Seminários foram definidos pela própria equipe de professores da escola, o que envolveu 15 docentes, os quais programaram momentos de estudos, reflexão e oficinas ministradas por profissionais de diferentes áreas que contribuíram para uma formação mais ampla e satisfatória. Os resultados foram percebidos nas posturas e interações que ocorreram no ambiente escolar como um todo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 ISSN: 2358-1840

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported .