Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades
Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica
Resumo
Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-08-18
Como Citar
Carvalho, D. S. de, Almeida, M. L. de, & Silva, N. V. da. (2018). Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(9), 19-36. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147
Seção
Dossiê temático