Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades

Damila Soares de Carvalho, Mariangela Lima de Almeida, Nazareth Vidal da Silva

Resumo


Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.

Palavras-chave


Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica

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 ISSN: 2358-1840

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