Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades

  • Damila Soares de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Professora adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade/CE, Programa de Mestrado Profissional em Educação/CE, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores.
  • Nazareth Vidal da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Formação Continuada. Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo aborda a temática formação continuada por meio do diálogo com profissionais do contexto escolar. Busca compreender as práticas educativas para a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na Rede Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, e suas articulações com as propostas formativas encaminhadas pela gestão de Educação Especial. Sustenta-se teoricamente na teoria da ação comunicativa do alemão Jürgen Habermas. Utiliza o estudo de caso como perspectiva metodológica. Para coleta de dados usou-se entrevista semiestruturada buscando construir espaços discursivos com os profissionais. Destacam-se como resultados a necessidade de novos/outros espaços para formação continuada, envolvendo professores regentes de turma, pedagogos e gestores, com participação da família, potenciando o trabalho colaborativo nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damila Soares de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores – CCENS/UFES. 

Mariangela Lima de Almeida, Professora adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade/CE, Programa de Mestrado Profissional em Educação/CE, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores.
Departamento de Educação, Política e Sociedade/CE, Programa de Mestrado Profissional em Educação/CE, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores –CCENS/ UFES.
Nazareth Vidal da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
Mestranda no PPGEEDUC/UFES em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Publicado
2018-08-18
Como Citar
Carvalho, D. S. de, Almeida, M. L. de, & Silva, N. V. da. (2018). Formação Continuada na Perspectiva da Inclusão Escolar: Tensões e Possibilidades. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(9), 19-36. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5147