As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil

Marcia Rosa Uliana, Marcio Costa Araújo Filho

Resumo


Este estudo discute sobre a presença das temáticas Educação Inclusiva e correlatas em Projetos Pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial, oferecidos por instituições da Região Norte do Brasil. O estudo realizado é do tipo documental e teve como objeto de investigação 25 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's) de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial da região mencionada, dos quais analisamos e tecemos considerações a respeito das temáticas Educação Inclusiva e correlatas na matriz curricular e nas ementas das disciplinas dos referidos cursos. Os resultados mostram que as temáticas Educação Inclusiva e correlatas estão totalmente ausentes em dois dos projetos analisados, em seis projetos localizamos apenas a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e 17cursos oferecem pelo menos duas disciplinas nas temáticas investigadas, contudo consumindo um percentual baixo das suas matrizes curriculares. Os cursos que apresentam o maior percentual de carga horária de disciplinas nas temáticas analisadas são os dois oferecidos pela Universidade Federal do Acre (UFAC), 6,2 % da carga horária dos cursos. Constatou-se também que as pessoas com deficiência, é o grupo estigmatizado mais recorrente nas discussões previstas nas ementas das disciplinas inventariadas. Verificou-se, ainda, que apenas um dos cursos analisados teve o seu projeto pedagógico construído em conformidade com a Resolução 02 de 2015, em vigor e que estabelece as atuais diretrizes para os cursos de formação de professores, os demais terão de passar por reformulação principalmente no que se refere a inserção de disciplinas nas temáticas em estudo.

Palavras-chave


Educação Inclusiva. Licenciatura em Matemática. Região Norte.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 ISSN: 2358-1840

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported .