As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Licenciatura em Matemática. Região Norte.
Resumo
Este estudo discute sobre a presença das temáticas Educação Inclusiva e correlatas em Projetos Pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial, oferecidos por instituições da Região Norte do Brasil. O estudo realizado é do tipo documental e teve como objeto de investigação 25 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's) de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial da região mencionada, dos quais analisamos e tecemos considerações a respeito das temáticas Educação Inclusiva e correlatas na matriz curricular e nas ementas das disciplinas dos referidos cursos. Os resultados mostram que as temáticas Educação Inclusiva e correlatas estão totalmente ausentes em dois dos projetos analisados, em seis projetos localizamos apenas a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e 17cursos oferecem pelo menos duas disciplinas nas temáticas investigadas, contudo consumindo um percentual baixo das suas matrizes curriculares. Os cursos que apresentam o maior percentual de carga horária de disciplinas nas temáticas analisadas são os dois oferecidos pela Universidade Federal do Acre (UFAC), 6,2 % da carga horária dos cursos. Constatou-se também que as pessoas com deficiência, é o grupo estigmatizado mais recorrente nas discussões previstas nas ementas das disciplinas inventariadas. Verificou-se, ainda, que apenas um dos cursos analisados teve o seu projeto pedagógico construído em conformidade com a Resolução 02 de 2015, em vigor e que estabelece as atuais diretrizes para os cursos de formação de professores, os demais terão de passar por reformulação principalmente no que se refere a inserção de disciplinas nas temáticas em estudo.Downloads
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Publicado
2018-08-18
Como Citar
Uliana, M. R., & Araújo Filho, M. C. (2018). As Temáticas Educação Inclusiva e Correlatas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições da Região Norte do Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(9), 37-54. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5186
Seção
Dossiê temático