INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR

Rogério da Costa Ribeiro, Lisliê Lúcia Lima Pereira Ribeiro

Resumo


Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011.  Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional.


Palavras-chave


Tutoria. Mediação. Interatividade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 ISSN: 2358-1840

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported .