CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Márcia Denise Pletsch PPGEDUC/UFRRJ
  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira PPGEDUC/UFRRJ
  • Daniele Francisco de Araújo PPGEDUC/UFRRJ
Palavras-chave: Educação Especial, crianças e jovens com deficiência intelectual, políticas de inclusão escolar

Resumo

A partir de pesquisa qualitativa realizada em diferentes municípios do Rio de Janeiro o texto analisa as políticas educacionais na área da Educação Especial implementadas no Brasil nos últimos anos, em particular do atendimento educacional especializado (AEE). Igualmente, apresenta reflexões sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. A pesquisa evidenciou, entre outras questões, os avanços legais na garantia dos direitos educacionais e sociais do público da Educação Especial. Mostrou, também, os problemas enfrentados pelas redes de ensino para implementar tais políticas e as fragilidades dos processos educativos dirigidos para crianças e jovens com deficiência intelectual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, PPGEDUC/UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ.

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, PPGEDUC/UFRRJ
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) com bolsa da CAPES/OBEDUC.
Daniele Francisco de Araújo, PPGEDUC/UFRRJ

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) com bolsa da CAPES/OBEDUC.

Referências

AAIDD. Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports. 11ª edition of the AAIDD. EUA, 2010.

ARAUJO, D. F de. Uma análise do atendimento educacional especializado na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 41 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso). Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, 2013.

BRASIL. Decreto nº 72.425, de 3 de Julho de 1973. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/> Acesso em janeiro de 2014.

____. Constituição Federal Brasileira, 1988.

____. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008a. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007/2010/2008/Decreto/D6571.htm>. Acesso em janeiro de 2014.

____. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, janeiro de 2008.

____. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Resolução n° 4. Brasília, 2009.

____. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011a. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em janeiro de 2014.

____. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011b. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-014/2011/Decreto/D7612.htm>. Acesso em janeiro de 2014.

____. Nota técnica nº 04 de janeiro de 2014. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16761&Itemid=1112>. Acesso em julho de 2014.

BRAUN, P. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 324f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. 2ª edição, Editora Cortez e Autores Associados, São Paulo, 1984. (Coleção Educação Contemporânea).

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, jan.-mar. 2013.

GLAT, R. & BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Coleção Questões atuais em Educação Especial, v. VI). Rio de Janeiro: Editora Sete Letras, p. 15-35, 2007.

JANNUZZI, G. S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

KASSAR, M. de C. M. Educação especial no Brasil: Desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. In: Revista Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 833-849, jul.-set. 2012. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em março de 2012.

____. Uma breve história da educação das pessoas com deficiências no Brasil. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (Orgs.). Escolarização de alunos com deficiência: desafios e possibilidades. Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada. Campina, SP: Mercado de Letras, 2013.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm> Acesso em janeiro de 2014.

PLETSCH, M. D. A dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais para pessoas com deficiências: um balanço do governo Lula (2003-2010). In: Revista Teias – Movimentos sociais processos de inclusão e educação v. 12, n. 24, p. 39-55, jan./abr. 2011.

____. Educação Especial e inclusão escolar: uma radiografia do atendimento educacional especializado nas redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. In: Revista Ciências Humanas e Sociais, 2012.

____. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 2ª edição, Rio de Janeiro: NAU, 2014.

____.Educação Especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. In: Revista Poíesis Pedagógica, v. 12, nº 1, 2014a.

REBELO, A. S. KASSAR, M. C. M. (2014). Implantação de programas de educação inclusiva em um município brasileiro: garantia de efetivação do processo ensino-aprendizagem? In: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 22(78). Disponível em <http://epaa.asu.edu/epaa/v22n80>. Acesso em julho de 2014.

SOUZA, F. F. de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 297f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

Publicado
2015-05-26
Como Citar
Pletsch, M. D., Oliveira, M. C. P. de, & Araújo, D. F. de. (2015). CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(3), 39-49. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858
Seção
Artigos de demanda contínua