CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Márcia Denise Pletsch PPGEDUC/UFRRJ
  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira PPGEDUC/UFRRJ
  • Daniele Francisco de Araújo PPGEDUC/UFRRJ
Palavras-chave: Educação Especial, crianças e jovens com deficiência intelectual, políticas de inclusão escolar

Resumo

A partir de pesquisa qualitativa realizada em diferentes municípios do Rio de Janeiro o texto analisa as políticas educacionais na área da Educação Especial implementadas no Brasil nos últimos anos, em particular do atendimento educacional especializado (AEE). Igualmente, apresenta reflexões sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. A pesquisa evidenciou, entre outras questões, os avanços legais na garantia dos direitos educacionais e sociais do público da Educação Especial. Mostrou, também, os problemas enfrentados pelas redes de ensino para implementar tais políticas e as fragilidades dos processos educativos dirigidos para crianças e jovens com deficiência intelectual. 

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, PPGEDUC/UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc)  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ.

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, PPGEDUC/UFRRJ
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) com bolsa da CAPES/OBEDUC.
Daniele Francisco de Araújo, PPGEDUC/UFRRJ

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) com bolsa da CAPES/OBEDUC.

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Publicado
2015-05-26
Seção
Artigos