Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
Resumo
Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa.
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