Inclusão de alunos com deficiências na escola: trajetórias e evoluções no estado de Mato Grosso do Sul

  • Mirian Batista Vieira Batista Dias PREFEITURA MUNICIPAL DE Três LAGOAS-MS
  • Jucelia Linhares Granemann UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL-UFMS

Resumo

Resumo: Tendo em vista a implantação do processo de inclusão de alunos com deficiências em escolas regulares, oriundas das redes municipal e estadual no Estado de Mato Grosso do Sul, este artigo visa a uma retrospectiva histórica da evolução de seus atendimentos. Para tanto, descreve a experiência de contatar e trabalhar com a diversidade, desde o seu início, operacionalizada exclusivamente em instituições especializadas, até o processo de inserção/inclusão total dessa clientela na escola. Isso contribui para a formação educacional, social e política do coletivo dela, realizando-se as necessárias transformações para que ela efetue com qualidade sua função: educar, independentemente das características anatomofisiológicas de cada educando. Ressalta-se que o público-alvo, instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei nº 9.394/1996, refere-se a esse alunado com deficiências intelectual, auditiva, visual, física e múltipla, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

 

 

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Biografia do Autor

Mirian Batista Vieira Batista Dias, PREFEITURA MUNICIPAL DE Três LAGOAS-MS

Mestre em Educação Especial; Doutoranda em Educação com linha de Pesquisa em Educação Especial; Especialista em Educação Especial e interdisciplinaridade; Formada em Pedagogia. atuando há 25 anos na área da Educação Especial. Responsável pela Sala de Atendimento Educacional na Unidade Escolar que atua.Especialista em Educação concursada pela Prefeitura de Três Lagoas-MS;

Vice- Presidente do Conselho municipal de Educação;

Conselheira Titular do Conselho Municipal de Educação na área de Educação Especial;

Membro do Conselho de Monitoramento do Plano Municipal de Educação;

Doutoranda em Educação Especial -UNESP Marília- Linha de Pesquisa: Educação Especial

Jucelia Linhares Granemann, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL-UFMS

Docente pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. PÓS DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, DOUTORADO E MESTRADO EM EDUCAÇÃO. ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOPEDAGOGIA. FORMADA EM PEDAGOGIA. TRABALHA A 24 ANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. COORDENADORA DA CLASSE HOSPITAL, TÉCNICA E PROFESSORA NOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS EM AMBIENTES HOSPITALARESE DOMICILIARES.

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Vieira Batista Dias, M. B., & Linhares Granemann, J. (2020). Inclusão de alunos com deficiências na escola: trajetórias e evoluções no estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 360-376. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9311
Seção
Artigos de demanda contínua