Inclusão de alunos com deficiências na escola: trajetórias e evoluções no estado de Mato Grosso do Sul
Resumen
Resumo: Tendo em vista a implantação do processo de inclusão de alunos com deficiências em escolas regulares, oriundas das redes municipal e estadual no Estado de Mato Grosso do Sul, este artigo visa a uma retrospectiva histórica da evolução de seus atendimentos. Para tanto, descreve a experiência de contatar e trabalhar com a diversidade, desde o seu início, operacionalizada exclusivamente em instituições especializadas, até o processo de inserção/inclusão total dessa clientela na escola. Isso contribui para a formação educacional, social e política do coletivo dela, realizando-se as necessárias transformações para que ela efetue com qualidade sua função: educar, independentemente das características anatomofisiológicas de cada educando. Ressalta-se que o público-alvo, instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei nº 9.394/1996, refere-se a esse alunado com deficiências intelectual, auditiva, visual, física e múltipla, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
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