Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”

  • Adriana da Silva Lessa PUCRS
  • Marlene Neves Strey
  • Edla Eggert

Resumo

O texto aborda a temática de gênero a partir da análise de conteúdo de um documentário chamado “Escola sem PREconceitos”, onde foram coletados discursos de profissionais da área da educação e de uma transexual líder de um movimento social. A partir da análise desses depoimentos alguns conceitos foram debatidos. A escola como formadora do sujeito social proporciona estímulos reforçadores da heteronormatividade e que são reflexos das condutas sociais vigentes dadas a priori. As pressões exercidas para que a heterossexualidade seja reforçada e outras sexualidades consideradas desviantes sejam suprimidas, são temas discutidos no transcorrer do artigo.

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Biografia do Autor

Adriana da Silva Lessa, PUCRS
Mestra em Gerontologia Biomédica e doutoranda em Educação pela PUCRS
Marlene Neves Strey

Dra. em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid

Phd em Psicologia/Universitat de Barcelona

Edla Eggert

Dra. Teologia/EST

 Phd em Educação/Univesidad Autónoma Metropolitana de Xochimilco

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Lessa, A. da S., Neves Strey, M., & Eggert, E. (2020). Reafirmação heteronormativa: um olhar para o documentário “Escola Sem PREconceitos”. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 280-294. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9318