“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ

  • Paulo Santos Freitas Junior Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campos dos Goytcazes/RJ (SMECE)
  • Patrícia Rangel Gomes

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações.

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Biografia do Autor

Paulo Santos Freitas Junior, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campos dos Goytcazes/RJ (SMECE)
Assistente Social (UFF/Campos) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campos dos Goytacazes/RJ (SMECE); Mestre em Politicas Sociais (UENF).

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Freitas Junior, P. S., & Rangel Gomes, P. (2020). “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 307-323. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327