Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente

caracterização e correlações

Resumo

Este trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente.

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Biografia do Autor

Marina Abreu Dias, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Este trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, com base em revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados mostram que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, que ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam segundo o modo como o professor percebe a docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor assimila os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que o desejo pela docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente.

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Abreu Dias, M., & de Oliveira Nascimento, R. (2020). Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 74-93. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830
Seção
Artigos de demanda contínua