AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA

  • Laíse Ataides Ribeiro uems
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
Palavras-chave: PIBID, Formação de professores, Identidade docente.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO.  A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID?  De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.

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Biografia do Autor

Laíse Ataides Ribeiro, uems
Mestranda em Educação - UEMS.
Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Doutoranda em Educação na Universidade do Minho, Pt.

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Publicado
2015-12-22
Como Citar
Ribeiro, L. A., & Paniago, R. N. (2015). AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(4), 55-70. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993
Seção
Artigos de demanda contínua