Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia

Abstract

Muitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar.  Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia,  que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem.  

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Author Biography

Vanessa De Carvalho Harthman, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Biologia das interações orgânicas, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, com ênfase em Botânica. Doutorado-sanduíche realizado no Royal Botanic Gardens (Kew) - Londres em 2015. Trabalho com anatomia e morfologia floral e vegetativa de plantas terrestres e macrófitas aquáticas. Busco encontrar respostas a variáveis ambientais utilizando dados anatômicos.Tenho experiência em filogenia vegetal da família Myrtaceae e taxonomia vegetal da família Leguminosae com atuação principalmente em vegetação ripária na planície alagável do Alto Rio Paraná. Atualmente sou professora efetiva da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Published
2023-12-05
How to Cite
José da Silva, A., José Silveira, M., & De Carvalho Harthman, V. (2023). Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 119-132. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.15637
Section
Continuous publication articles