Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder

Abstract

Ao tomar como inspiração o trabalho com arquivos desenvolvido pelo pensador francês Michel Foucault, interessou à presente investigação mapear os discursos que atrelam a infância às práticas teatrais, analisando, também sob a óptica foucaultiana, as relações de poder aí evidenciadas. Para isso, este artigo valeu-se de um arquivo constituído pelo conjunto de dez revistas científicas do campo das Artes e das Artes Cênicas. No bojo de tal arquivo, foram garimpados 54 artigos que versam acerca do binômio teatro/infância, possíveis de serem divididos em quatro categorias: 1) As linguagens do teatro como instrumento de terapia infantil; 2) A criança, o teatro e a educação – formal e não formal; 3) Teatralidades e infância – a infância como inspiração; 4) A criança e o teatro contemporâneo. Em comum esses artigos evidenciam discursos regulares em favor de ideias de protagonismos infantis, as quais convergem para imagens de indivíduos autônomos apropriados de espaços para se expressarem, agirem e dizerem o que pensam. Entretanto, tal condição infantil parece não se efetivar de forma inconteste nas práticas teatrais com crianças presentes nos estudos escrutinados, uma vez que essas estão fortemente marcadas por intencionalidades e interferências de seus adultos propositores. Daí sobrevêm um paradoxo: a esfera da criança protagonista parece ser incitada e simultaneamente comedida pelas sinuosidades de poder reivindicatórios de sua própria emancipação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

References

BRAGA, Lia Franco; ALVES, Teodora Araújo. Na gira dos Orixás: Histórias e gingas encantar como processos de criação nas Artes Cênicas. Rascunhos, Uberlândia, v. 5, n. 2, p.61-82, dez. 2018.

BRUM, Daiana Cezimbra Severo Rossini; BATTESTIN, Deise. Palhaçaria hospitalar a partir de uma visão transpessoal. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 6, n. 1, p.382-403, jan./jul. 2020.

CHISTÉ, Bianca Santos; SANTOS, Gabriel Tenório dos. Se Essa Rua Fosse Minha...Imagens e Infâncias: mapas, rastros e traços do corpo-criança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 4, p.1-23, 2019.

CORREA, Cristina Mara; ARAÚJO, Hanna. Hoje tem espetáculo? Sim, senhor! Dança, teatro e brincadeira na educação infantil. Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p.80-91, 2014.

CRUVINEL, Tiago. A brincadeira de ficção: Estudo da atuação da criança em cena. Revista da FUNDARTE, Montenegro, p.01-13, ano 20, nº 42, julho/setembro de 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós, v. 2, n. 4, p.204-219, nov. 2012.

EMIDIO, Jussyanne Rodrigues; PEDROSO, Luane. Guerreiras Donzelas: uma experiência de teatro feminista para crianças. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p.142-156, dez. 2018.

FERNANDES, Fabíola Rahde; MÖDINGER, Carlos Roberto; PIRES, Cássio Lamas. Corpo-criança: um diálogo entre teatro e saúde mental na infância. Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. 10, n. 20, p.19-24, jul./dez. 2010.

FERREIRA, Melissa da Silva. A presença da criança nos espetáculos da Socìetas Raffaello Sanzio. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p.132-148, dez. 2014a.

FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance. London and New York: Routledge, 2008.

FIGUEIRA, Ana Paula Couceiro; RODRIGUES, Ricardo Carvalho. (Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento: um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática. Repertório, Salvador, ano 21, n. 30, p.333-364, 2018.

FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p.155-168, mar./abr. 2020.

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O lugar da docência e do teatro na escola. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p.370 - 379, jul. 2016.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GOMES, Sidmar Silveira. Sociologia da infância e jogos teatrais: territórios de uma pedagogia teatral. Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p.58-67, 2014.

HARTMANN, Luciana; ARAUJO, Hanna Talita Gonçalves Pereira de. A produção do olhar sobre infância e protagonismo infantil na formação de professores de artes cênicas. Revista da FUNDARTE. Montenegro, ano 20, n. 42, p.01-24, jul./set. 2020.

HARTMANN, Luciana; GASPERIN, Luis Eduardo. A criança protagonista: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. Rascunhos, Uberlândia, v.5, n.3, p.150-168, dezembro 2018.

HARTMANN, Luciana Hartmann; SILVA, Sonaly Torres. Pequenas Resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p.19-35, mar./abr. 2019.

LEMKE, Thomas. Escola de Frankfurt, Foucault e neoliberalismo. Entrevista concedida a SANTOS, Eduardo A. C.; LIMA, Bruna D. T. de Carvalho. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, São Paulo, v. 29, n. 2, p.305-314, ago. 2017.

LEON, Felipe Cremonini de; ZANELLA, Andrisa Kemel. Eu, professor de teatro para crianças pequenas? Relato de uma experiência vivida como estagiário no curso de teatro-licenciatura. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 19, n. 39, p.209-221, jul./dez. 2019.

LEYVA, Luvel Garcia. Cenários infantis latino-americanos. Revista Aspas, São Paulo, vol. 6, n. 2, p.81-96, 2017.

LEYVA, Luvel Garcia. Em busca de uma semântica do teatro infantil. Algumas reflexões à luz da contemporaneidade. Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p.27-38, 2014.

MACHADO, Marina Marcondes. Só rodapés: Um glossário de trinta termos definidos na espiral de minha poética própria. Rascunhos, Uberlândia, v. 2, n. 1, p.53-67, jan./jun., 2015.

MACHADO, Marina Marcondes. Teatro e Infância, possíveis mundos de vida (e morte). Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p.3-14, 2014.

MACHADO, Marina Marcondes. Vida ou morte para o teatro infantil? Contrapontos. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 20, n. 42, p.01-20, jul./set. 2020.

MARTINS, Pedro Haddadi. Pedagogia em performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n.36, p.204-222, nov./dez. 2019.

MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes. Aquele que não esqueceu a infância: uma perspectiva sobre animismo e ludens no teatro de animação. Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p 39-49, 2014.

MUNIZ, Mariana de Lima; MAIA, Hortência Campos. O sistema impro na sala de aula: escutando as crianças sobre essa prática do teatro. Urdimento, Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n. 30, p.56-76, dez. 2017.

OLIVEIRA, Adriano Moraes. O texto literário como brinquedo no jogo do teatro com crianças de séries iniciais. Ouvirouver, Uberlândia, v. 6, n. 1, p.124-139, jan./jun. 2010.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama como uma possibilidade teatral na educação infantil. Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p.68-79, 2014.

PEREIRA, Diego de Medeiros; NERIS, Elisabete de Paula de Lemos. Olhares sobre o teatro para crianças, as infâncias e as escolas. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 19, n. 39, p.105-123, jul./dez. 2019.

PEREIRA, Diego de Medeiros; SANCHES, Maria Jade Pohl. O estado de recreio da criança no processo de drama. Rascunhos, Uberlândia, v. 5, n. 3, p.169-186, dez. 2018.

PEROBELLI, Mariene Hundertmarck. Poéticas da infância: Desmontagem textual. Rascunhos, Uberlândia, v. 1, n. 1, p.56-66, jan./jun. 2014.

PRUDÊNCIO, Bárbara Evangelista Vieira. Literatura infantil, teatro e educação: uma investigação sobre diálogos possíveis. Ouvirouver, Uberlândia, v. 15, n. 2, p.470-480, jul./dez. 2019.

REIS, Luís Augusto da Veiga. E aí, girou? Uma experiência em Pedagogia do Teatro inspirada pelo brinquedo popular do pião. Rascunhos, Uberlândia, v. 1, n. 2, p.169-180, jul./dez. 2014.

RODRIGUES, André Furtado de Ayalla; NUNES FILHO, Wellington Jorge. A utilização do palhaço no ambiente hospitalar. Ouvirouver, Uberlândia, v. 9, n. 1, p.72-81, jan./jun. 2013.

SATURNINO, Andrea Caruso. Atos melancólicos. Revista Aspas, São Paulo, v. 4, n. 2, p.50-57, 2014.

SILVA, Sonaly Torres. Na teia de Ananse: performances de contação de histórias afro-brasileiras com crianças. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 23, n. 42, p.01-23, jul./set. de 2020.

SILVA, Tadeu Tomaz. O adeus às metanarrativas educacionais. In: SILVA, Tadeu Tomaz (Org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 2011, p.247-258.

VALE, Flávia Janiaski. Caminhos da Cena para a Educação Infantil. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 5, n. 1, p 193-227, jan./jun. 2019.

ZANINI, Raquel Aline; HORN, Geraldo Balduino. Jogos teatrais e improvisação: por uma educação filosófica na infância. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p.223-234, nov./dez. 2019.

Published
2022-11-11
How to Cite
Silveira Gomes, S. (2022). Uma análise de produção bibliográfica sobre as práticas teatrais contemporâneas e a infância: protagonismos infantis e relações de poder. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 165-183. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15812