Inclusão escolar equitativa: o papel vital do segundo professor em Santa Catarina
Abstract
A inclusão escolar é para garantir o direito à educação de todos de maneira equitativa, é nessa linha que se justifica a existência do segundo professor como apoio a aprendizagem dos estudantes com deficiência no ensino regular no Estado de Santa Catarina. Este estudo teve por objetivo analisar os avanços e retrocessos das políticas de inclusão escolar relacionadas ao segundo professor em Santa Catarina. A hipótese foi que as políticas vigentes não oferecem orientações suficientes para o trabalho desse profissional. Foram examinadas a Lei n° 17.143 (2017), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394 (1996), a Resolução CEE SC nº 100 (2016), e o caderno de Política de Educação Especial de Santa Catarina. Foi uma pesquisa documental com análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a Lei n° 17.143 (2017) foi um avanço ao tratar das atribuições e direitos do segundo professor, porém em 2019, essa lei foi considerada inconstitucional, e houve um retrocesso, hoje o serviço do segundo professor é embasado na Resolução CEE SC nº 100 (2016). A legislação atual não fornece informações detalhadas sobre o papel desse profissional, deixando-o em uma posição de fragilidade. No entanto, ter essa lei estadual amparando o segundo professor de turma dentro do Estado de Santa Catarina para atender estudantes com deficiência não deixam de ser um avanço de políticas públicas, porém precisa de uma revisão urgente para real efetivação da inclusão, equitativa, e da valorização profissional.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2023.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 22 jan. 2023.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade: ADI 5786 SC. JusBrasil, 2019. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/stf/768217699#:~:text=O%20Tribunal%2C%20por%20maioria%2C%20conheceu,Weber%20e%20Celso%20de%20Mello. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Planalto. 1988. Acesso em 12 de janeiro de 2021, disponível em Planalto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 25 jan. 2023.
CEE. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Resolução CEE/SC nº 100, 13 de dezembro de 2016. Florianópolis, 2016. Disponível em: https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/legislacao/legislacao-especifica-da-educacao-especial. Acesso em: 28 jan. 2023.
GOVERNO DE SANTA CATARINA. Lei n° 17.143, de 15 de maio de 2017. Florianópolis: ALESC, 2017.
GOVERNO DE SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação de Políticas e Planejamento Educacional. Educação Especial em Santa Catarina: trajetória histórica. Florianópolis, 2018. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/sistemas/educacaoespecial/arquivos/educacao_especial_trajetoria_historia.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
HAGUETE, Tereza Maria Frota. Metodologia qualitativa na sociologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da Pesquisa em Educação: abordagem qualitativas, quantitativas e mistas. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
SANTANA, Gleicia da Silva; SANTOS, Gustavo Abrahão dos. Políticas Públicas de Inclusão Escolar: Desafios e Superação. Revista Científica Introciência, v. 26, n. 1, p. 1-20, maio/jun. 2022.
SILVA, Diego da. O papel do segundo professor no processo da inclusão do autismo em sala de aula do ensino regular. Renovare: Revista de Saúde e Meio Ambiente, v. 1, p. 403–417, 2021.
SOUZA, Myrella Lopes de; MACHADO, Alexsandro dos Santos. Perspectivas e desafios da educação inclusiva: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, n. 20, p. 24–49, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/506. Acesso em: 25 abr. 2024.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 267–281, 2003.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.