Ensino Superior: uma revisão bibliográfica sobre a relação professor-aluno
Abstract
A relação professor-aluno influência e contribui para um melhor aproveitamento da disciplina e do curso e promove uma melhor aprendizagem. Ademais, o ensino superior no Brasil foi iniciado no período do império com a corte portuguesa. Sendo que uma boa relação professor-aluno pode promover uma boa adaptação no ensino superior, assimilação de conteúdos e a construção de uma visão crítica. Justifica-se a escolha deste tema devido à importância da relação professor-aluno, e por ela possibilitar uma melhor aprendizagem e desenvoltura. O objetivo geral é investigar a importância da relação professor-aluno no contexto educacional do ensino superior. E tem como objetivos específicos: analisar o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar; identificar os principais fatores que influenciam a relação professor-aluno; avaliar a percepção dos estudantes em relação à relação professor-aluno; e propor estratégias e práticas que possam melhorar a relação professor-aluno e, consequentemente, o aprendizado dos alunos. Para isso, foi realizado uma revisão de bibliográfica de livros e artigos científicos sobre a relação professor-aluno no ensino superior, utilizando como base de pesquisa as principais bases de dados acadêmicas. Concluiu-se que a relação professor-aluno promove motivação e proporciona uma aprendizagem mais eficaz, devido o professor ter como responsabilidade ir além do ensino de conteúdos fechados, logo, estimula no aluno uma visão crítica e a assimilação ativa dos conteúdos. Portanto, no ensino superior o professor também apresenta um papel fundamental no desempenho e aprendizagem do aluno, por meio de uma boa didática e desenvolve com mais eficácia a aprendizagem.
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