Parceria público-privado: o Projeto Trilhas de Futuro na Escola Estadual Dom Francisco Silva, Espírito Santo do Dourado/MG
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o projeto Trilhas de Futuro, criado em 2021 pelo governo de Minas Gerais, fruto de Parceria Público-Privado (PPP), no contexto de sua implementação na Escola Estadual Dom Francisco Silva, localizada na cidade de Espírito Santo do Dourado/MG. A pesquisa classifica-se como de caráter qualitativa, exploratória e descritiva. Para as inferências qualitativas, foi desenvolvido um questionário, de forma presencial, tendo como público-alvo os discentes da escola, do 2º e 3º anos do ensino médio, que se inscreveram em cursos técnicos do projeto Trilhas de Futuro na cidade de Pouso Alegre/MG, nos anos de 2021 e 2022. Buscou-se apresentar a visão dos alunos, os limites, as contradições e os possíveis efeitos dessa política. Considera-se o projeto Trilhas de Futuro, além de retirar o investimento da rede pública, não correspondeu a um aumento significativo na formação técnica de nível médio na escola analisada. Os desafios referentes a permanência dos jovens na escola ainda persistem e são de ordem social e econômica.
Downloads
References
ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.
AGÊNCIA MINAS. Governo de Minas anuncia nova expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na rede estadual de ensino. 2022. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-anuncia-nova-expansao-do-ensino-medio-em-tempo-integral-emti-na-rede-estadual-de-ensino. Acesso em: 24 fev. 2023.
BATE PAPO com o governador. Lançamento do programa Trilhas do Futuro do Governo de Minas. 1º. Jul. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aCnfMetPGfY. Acesso em: 1º nov. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação: 2022. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/plano-nacional-de-educacao/relatorio-do-4o-ciclo-de-monitoramento-das-metas-do-plano-nacional-de-educacao-PNE-2022. Acesso em: 16 out. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). QEdu Analítico. Brasília, DF: Inep, 2020. Disponível em: https://analitico.qedu.org.br/. Acesso em: 16 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - 4ª edição. 2023. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 10 out. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Brasília, DF, 31 dez. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l11079.htm. Acesso em: 9 ago. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 out. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por –Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho como princípio educativo: por uma superação das ambiguidades. Boletim Técnico do Senac - v. 11, n. 3, set./dez., 1985.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Básica 2022. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-rendimento-escolar/2022. Acesso em: 16 out. 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LANÇAMENTO do programa Trilhas do Futuro do Governo de Minas. 1 de jul. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aCnfMetPGfY. Acesso em: 02 fev. 2022.
LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. [Outras mídias]. Dardot e Laval: a “nova” fase do neoliberalismo. Prefácio à tradução em inglês, publicada pela Editora Verso, de La pesadilla que no acaba nunca (Gedisa, 2017). Publicado em 29 jul. 2019 às 15:07. Atualizado em 24 dez. 2019 às 09:51. Disponível em: Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/dardot-e-laval-a-nova-fase-do-neoliberalismo/ Acesso em: 22 maio 2023.
MAGALHÃES, Caroline Stéphanie Campos Arimateia Campos; MAGALHÃES, Ricardo Rodrigues; MOURA, Dante Henrique. Arena política da educação profissional da reforma do ensino médio. Anais IV Colóquio Nacional I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A17.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.
KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda, Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna / Bahia. Via Litterarum. 2010. 88p.
MATEUS, Noemi Márcia Alvarenga. O novo ensino médio e o projeto Trilhas de Futuro na escola estadual Dom Francisco Silva, Espírito Santo do Dourado-MG. Dissertação (Mestrado). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Poços de Caldas, 2023.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.583, de 21 de junho de 2021. Cria o Projeto Trilhas de Futuro, e dá outras providências. 2021a. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEE%20N%C2%BA%204.583,%20DE%2021%20DE%20JUNHO%20DE%202021.pdf#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEE%20No%204.583%2C%20DE%2021%20DE%20JUNHO,Projeto%20Trilhas%20de%20Futuro%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 22 maio 2023.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.623, de 18 de agosto de 2021. Dispõe sobre o processo de seleção dos estudantes participantes do Projeto Trilhas de Futuro e dá outras providências. 2021b. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEE%20N%C2%BA%204.6232021.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.719, de 18 de março de 2022. Dispõe sobre o processo de seleção dos estudantes participantes do Projeto Trilhas de Futuro - 2ª edição e dá outras providências. 2022a. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEE%20N%C2%BA%204.719,%20DE%2018%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202022..pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.794, de 22 de novembro de 2022. Dispõe sobre o processo de seleção dos estudantes participantes do Projeto Trilhas de Futuro - 3ª edição e dá outras providências. 2022b. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4794-22-r%20-%20public.%2023-11-22.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.915, de 28 de setembro de 2023. Dispõe sobre o processo de seleção dos estudantes participantes do Projeto Trilhas de Futuro. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/SEI_73889757_Resolucao_SEE_N__4.915_2023.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.
MINAS GERAIS. Trilhas de Futuro. s/d. Disponível em: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/#. Acesso em: 7 set. 2022.
MINAS GERAIS. Retificação do Edital de Credenciamento SEE Nº 01/2021, Publicado no Minas Gerais de 03/07/2021. 2021c. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/RETIFICACAO-DO-EDITAL-DE-CREDENCIAMENTO-SEE-No-01-2021-PUBLICADO-NO-MINAS-GERAIS-DE-03-07-2021-Public.31-08-21.-1.pdf#:~:text=SEE%20SECRETARIA%20DE%20ESTADO%20DE%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20Gabinete%20Processo,o%2001%2F2021%2C%20PUBLICADO%20NO%20MINAS%20GERAIS%20DE%2003%2F07%2F2021.. Acesso em: 22 maio 2023.
MINAS GERAIS. Edital de Credenciamento SEE nº 02/2022, de 22 de novembro de 2022. 2022c. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/EDITAL%20DE%20CREDENCIAMENTO%20SEE%20N%C2%BA%2002-2022,%20DE%2022%20DE%20NOVEMBRO%20DE%202022%20-%20Public.%2023-11-22.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
OLIVEIRA, Tiago Fávero de. Projeto Somar: diminuindo o público e multiplicando o privado no ensino médio em Minas Gerais. Trabalho Necessário. V. 20, nº 42, 2022. (maio-agosto). Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53419/32474. Acesso em: 22 maio 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Ana, Paula, Félix, Carvalho; FERREIRA. Eliza, Bartolozzi; SANTOS, Kefren Calegari dos. O “Novo Ensino Médio” no Espírito Santo. Revista Trabalho Necessário. V.19, nº 39, 2021 (maio-agosto).
SOARES, Tufi Machado; FERNANDES, Neimar da Silva; NÓBREGA, Mariana Calife; NICOLELLA, Alexandre Chibebe. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XhMWFmKSzSrKCsDPhbsYs5P/. Acesso em: 22 maio 2023.
TRILHAS DE FUTURO. Confira os dados dos cursos em andamento e concluídos do projeto! 2023. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGZiYWVjODMtNWJjYi00ZTRjLWJjOWItMTUxZjk0ZjY1N2JiIiwidCI6IjBhM2E0MjVlLTY3M2EtNDY2Ny1iYTcwLWE4NTZlYTQ1OWUyNCJ9. Acesso em: 16 out. 2023.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.