O regime de colaboração na pandemia da Covid-19: analisando as normativas do Programa Aprendizagem na Idade Certa-Mais PAIC

Abstract

Este artigo objetiva analisar as normativas formuladas pelo governo cearense para organizar a rede de ensino durante a pandemia do novo coronavírus, com foco no Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A partir da literatura sobre coordenação e cooperação interfederativa, realiza um levantamento bibliográfico e uma análise documental dos decretos e outros materiais publicados pelo governo estadual. A análise documental selecionou 100 decretos e 11 normatizações orientadoras à ação dos municípios, de março de 2020 a abril de 2022. Dos decretos, 80 tratavam da educação. Os materiais foram analisados por: período de promulgação e implicações sobre a educação. O Programa é uma política organizada pela Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará que visa o regime de colaboração entre municípios e o estado na educação; neste contexto, o governo promulgou normativas que visavam dar norte aos secretários municipais de educação, gestores e professores durante a pandemia. O governo cearense e a Seduc promoveram orientações e formações às equipes da Educação, com uma série de transformações no desenho do Programa, buscando garantir a aprendizagem dos alunos e auxiliando os agentes implementadores. Desta forma coordenou a política educacional e colaborou com os municípios na pandemia.

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Author Biographies

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Foi bolsista CAPES (Edital 01/2021) em todo o período de formação do mestrado (2021-2023). Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- (UFMS/CPNV). Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). É membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas educacionais (REIPPE). Discente pesquisador dos projetos financiados pela FAPESP "Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social" (2021) e "Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19" (2022). 

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Vanda Mendes Ribeiro, Instituto Jus - Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Instituto Jus - Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

Eric Ferdinando Kanai Passone, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Published
2025-01-02
How to Cite
Duarte, R. G., Cruz, M. do C. M. T., Ribeiro, V. M., & Passone, E. F. K. (2025). O regime de colaboração na pandemia da Covid-19: analisando as normativas do Programa Aprendizagem na Idade Certa-Mais PAIC. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 229-252. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20128