Interseccionalidade e mulheres com deficiência física: enfrentando o preconceito duplo

Abstract

A inclusão contribui para a criação de um ambiente mais diverso e igualitário. Isso reflete valores de respeito, valorização das diferenças e combate à discriminação. Tendo em vista que o processo da deficiência gera sentimentos, emoções e implicações psicossociais, a presente pesquisa teve como objetivo compreender os impactos dos aspectos contextuais e culturais nas trajetórias de vida e na subjetividade de mulheres com deficiência física congênita ou adquirida na primeira infância. A investigação tem natureza qualitativa, tipo exploratório e se operacionaliza pela utilização de entrevistas semiestruturadas, analisadas pela Análise de Conteúdo. As participantes nos auxiliaram na construção de nossas categorias analíticas: i) Preconceito e interseccionalidade: narrativas da inclusão e exclusão de mulheres com deficiência; ii) Gênero e deficiência: interseções e perspectivas; iii) Acessibilidade no trabalho: (re)significações entre inserção, inclusão na busca do reconhecimento profissional; e iv) Acessibilidade escolar: construções e percalços nas vivências da deficiência. A deficiência  se insere como um fator marcante na vida dessas pessoas, levando em consideração sentimentos, emoções, angústias, sofrimentos, e em contrapartida, reconhecimento, pertencimento e (re)significações face a própria deficiência. O fator gênero, propiciou fatores capacitistas, frente ao trabalho, lazer, escola e coletividade. O trabalho foi vivenciado como um motor de pertencimento subjetivo e social.

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Author Biographies

Thais Aparecida Santos, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Psicóloga pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

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Published
2025-01-02
How to Cite
Santos, T. A., & Carvalho-Freitas, M. N. de. (2025). Interseccionalidade e mulheres com deficiência física: enfrentando o preconceito duplo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 68-88. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i30.20284